sábado, 21 de janeiro de 2012

HOMENAGENS PARA SILVIA ARAÚJO MOTTA-COMENTÁRIOS EM PROSA E VERSO




-


GRATIDÃO
-
Soneto Nº 2407-Clássico, sáfico, heróico;
Sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª; 10ª sílabas;
Rimado: ABAB, ABAB,CDE,CDE.
Por Sílvia Araújo Motta

GRATIDÃO faz pulsar amor, saudade
da ação que o tempo cuida e dá sinal,
a sensação de calma, o peito invade,
onda que beija o mar azul, real.

GRATIDÃO traz mãos postas, voz verdade,
na jóia rara tem valor total,
abre janela ao sol, traduz vontade,
pois revigora a força contra o mal.

GRATIDÃO é luz, clara lua, ninho;
lembrança viva esconde em fino véu,
forte emoção que alegra a dor vencida...

Vela interior que mostra o bom caminho;
brilho de estrela lança em todo céu...
GRATIDÃO é flor; sol que aquece a vida.
-
Belo Horizonte-Minas Gerais-Brasil.




001-HOMENAGEM RECEBIDA DO
Autor:Jader Moreira Rafael Rafael
ESCRITOR/POETA

220-01-2011-21:44 (10 horas atrás)

Drª Silvia, nao me contive, fiz publicar
assim como a senhora o fez, na poesia
que me trouxe tanta honra e alegria
peço a senhora para nao reparar ....

-*-

Quanta honra ser homenageado
Jader Moreira Rafael

Ser homenageado neste instante
Pela Drª Silvia e desta maneira
Porta voz das LETRAS BRASILEIRAS
Com um poema tão interessante
Meu corpo se manifesta radiante
Transbordando de forte emoção
Enlevando em cheio meu coração
Com as letras do agradecimento
Peço a Jesus neste momento
Dê a ela saúde e proteção
-
Quando se recebe uma ‘moção’
Os versos se alongam pro poente
Deixa traços de rimas no nascente
Muita lágrima rolando pelo chão
Procurando nas grotas do coração
Um ninho de palavras pra escrever
E naquela vontade de agradecer
Bate as asas na água da cultura
Sorve água nova, limpa e pura
Para afogar tamanha emoção
-
Quanto orgulho para um homem
Num poema tão sublime
Que tanta grandeza exprime
Um acróstico com o seu nome
A emoção bem que consome
Floresce a ramagem da alegria
O poeta se alimenta de poesia
E de homenagens desta natureza
Pulsando na décima da pureza
Nas linhas tortas da maestria
-
Cai a chuva, sopra o vento
Brota no peito a inspiração
Para escrever sua gratidão
No galope veloz do talento
Quanta honra, não agüento
Poderia ter sido avisado
Meu coração já é infartado
Não pode sofrer novamente
Não há coração que agüente
-
Em versos ser imortalizado
Um versejador do sertão
Ao receber homenagem de ponta
No acróstico que Silvia conta
Divulgado para toda a NAÇAO
Sulca o solo da imaginação
Cavacando a mente pra agradecer
Faltam-lhe palavras para responder
Nas suas falas fica enrolado
Nas quadras de um verso rimado
Semeia a flor do bem querer
-
Fui criado na minha cultura
Colhendo as rimas nas empreitas
Versos guardando pras colheitas
Recebendo as palavras com fartura
Avistei no acróstico esta aventura
Que a natureza sabe, cria e ensina
Recebi uma inspiração tão fina
Que respondo nesta rima pacata
Com raízes das águas da cascata
E cheiro das flores da campina
-
Quanta honra ter o nome lembrado
Receber de Silvia esta homenagem
Meu nome levando uma mensagem
Num acróstico tão rico e bem traçado
Para agradecer mando um recado
Que vem das teias do meu coração
Nestes versos banhados de emoção
Pois me sinto deveras emocionado
Qualquer um se sentiria honrado
Ao receber de Silvia esta moção


-*-

002-HOMENAGEM RECEBIDA DE FRANKLIN LOPES DE FREITAS:NILKNARF














003-HOMENAGEM RECEBIDA .Autora:FLOR DE ESPERANÇA


SILVIA ARAÚJO MOTTA
ACRÓSTICO
(HOMENAGEM Np CBLP/ANICAL
Janeiro-2012)
Por Flor de Esperança

S - Senhora de grande bagagem literária
I - Inebria a vida espalhando alegria
L - Liberta amor e paz nos teus versos que nos contagia
V - Vai avante a altos vôos espalhando o bem
I - Idealiza seus sonhos e de tanta gente faz-se realizar
A-Amante da cultura divulga e faz acontecer

A - Acrostcista de mais de cinco mil acrósticos, que nos inspira
R - Rainha título recebido e muito bem merecido
A - Autêntica recordista mundial de inúmeras composições poéticas
U - Uma proeza que muito orgulha os que te seguem
J - Jorra ensinamentos para aqueles que o “belo” percebe
O - Obrigada Silvia, por nos fazer ousar um acróstico escrever

M - Muito me honra de sua amiga ser
O - Os meus aplausos e muitos parabéns
T - Te deixo hoje e sempre, por essa data conjugada
T - Terna rainha e aniversariante dos 61 anos teus
A - Amante da arte, da vida, do amor, das letras... Grandes amores que Deus te deu.

(Flor de Esperança)

Parabéns Querida Silvia, por tudo que você é e faz
Luz e Amor no seu caminhar!
-*-













004-DIA NACIONAL DO ACROTICISTA-Autor:Mauro José de Morais
-
D – Dedico estes escritos com emoção, saudando a feliz
I – Ideia de quem criou tão importante menção, Dia Nacional do
A – Acroticista, uma homenagem tão linda e autêntica a uma grande mulher: Silvia.
-
N – Neste dia especial, dia de inspiração, dia de
A – Amar os grandes feitos divinos e humanos,
C – Celebramos com orgulho e carinho a
I – Inteligência de homens escritores que vão até o papel e ali
O – Ouçam escrever palavras sinceras procurando homenagear
N – Nada mais do que pessoas, entidades, datas, momentos e realçam
A – As pessoas que o Pai do Céu criou e os fizeram
L – Livres para viver, sonhar e amar!
-
D – Dedico este acróstico neste seis de janeiro de 2012 a uma grande mulher de
O – Olhar bonito, sincero e meigo: Silvia Lourdes de Araújo Motta, flor humana de
-
A – Alma doce, escritora, poeta, trovadora, musicista, entre tantas outras profissões;
C – Colorida, com seu perfume humano, poético e transcendental
R – Retrato de uma honrada e boa filha de Deus, que
O – Orquestras com louvor e carinho o Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, onde
S – Sempre se encontra envolvente, bela, inteligente e feliz.
T – Tens a minha eterna admiração, mulher
I – Inteiramente literária, culta, musical e sensata
C – Colha merecidamente as flores da vida e do eterno, continue nos
I – Inspirando, nos fazendo cada vez mais
S – Seus eternos admiradores e amigos, pois
T – Tu és espelho da boa semente
A – Aquela tão fértil que planta no solo e no ar, a beleza de seu nobre existir!
-
Feliz Aniversário! Silvia Lourdes de Araújo Motta!
Parabéns pelo seu dia seis de janeiro! Dia de Silvia! A maior Acrosticista Mundial!
Com carinho e emoção!
Mauro José de Morais
Presidente da ANELCA e membro da ALB/MG
Cadeira 27
Via email.

---***---








005-HOMENAGEM RECEBIDA DE LUIZ LANA-POETA

Parabéns amiga Sílvia,

por mais este compendio cultural de sabedoria
e riqueza de conteúdo.
Que o universo e Deus sempre faça de você
um canal de transmissão e transmutação
de cultura sucesso e sabedoria
em seu meio de acordo com suas volições,
metas e aquilo que almeja.
Um forte abraço.
COmentário para o Resumo do LIvro publicado on line: FRUTITERAPIA - Acróstico informativo nº 3376 Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil - F-Frutiterapia brasileira R-Reconhece o “tratamento” U-Utilizando o poder T-Totalmente, medicinal, I-Incluindo o emagrecimento... T-Traduzem curas famosas: E-Essências, sucos de frutas, R-Recomendadas à saúde, A-Agem no organismo, P-Protegem contra doenças, I-Inspiram novas receitas, A-Além do poder de saciar a fome. - BILHÕES DE ÁRVORES FRUTÍFERAS PODEM MATAR A FOME NO MUNDO-(Miguel Máximo Robles Angel Tejada/ALB/Internacional).Livro:FRUTAS E PSEUDOFRUTOS EM VERSOS BRASILEIROS.Publicado pela BOOKESS, em 10-8-2011.235 páginas.Categoria: Meio Ambiente.
Luiz Lana (Belo Horizonte-MG) disse em 25/09/2011 às 14:00h

---***---











006-FELIZ ANIVERSÁRIO, MULHER-DIA 6 DE JANEIRO DE 2012/

Luiz Alberto Machado*

Hoje eu queria ser um príncipe - mesmo estando cônscio de que não passe de um desafortunado plebeu. Mas, sonhar vale sempre a pena, né não? E, principalmente, sonhando com quem a gente gosta com o maior fervor.

Pois bem, queria ser um príncipe mesmo: viril, espadaúdo, compreensivo, lindo de morrer, daquele tipo astro de cinema, um Apolo de capa de revista - mesmo que eu nada mais seja que um ogro destrambelhado e não valha um tostão furado de serventia nenhuma, mas eu queria sim, de mesmo.

Sim, queria ser mesmo um príncipe e com todas as medidas possíveis que ocupasse seus anseios, preenchesse seus vazios, desvãos, carências, sótãos, e animasse sua vida, sonhos e desejos - mesmo que eu represente um fragmento mínimo e inútil no seu coração, eu queria sim.

Se não um príncipe, me permitisse ao menos "um D´Artagnan para lhe fazer todas vontades"... ou um Lancelot sedutor... ou uma celebridade proeminente - mesmo que me veja como um zé-ninguém, um beócio atarantado, um biltre saliente, mesmo assim, prometo, tornar-me-ia um escravo físico e intelectualmente de você e ao seu dispor para toda precisão.

Assim sendo e esse desejo realizado, de primeira, daria meu reinado - mesmo sabendo que eu não tenha nem onde cair morto.

Depois, escalaria você como a camisa 10 da minha seleção sentimental - mesmo que eu não esteja na sua preferência, nem no foco do seu zoom, eu conseguiria - sabe-se lá como! -, seu passe para torná-la titular absoluta na minha paixão, ah! e como seria!

Daí, eu mostraria por meus versos inauditos e minhas declamações exaltadas que você é a pessoa mais maravilhosa do universo, a mulher mais encantadora de todas arrebatadoras paixões, o ser mais adorável de todas as maravilhas do mundo - mesmo que eu tropece nos solecismos de um poetastro atônito, eu diria e repetiria e reiteraria sim e com todo prazer de minha alma.

Olharia para você não desgrudando um segundo sequer do seu olhar na tentativa de adivinhar todas as suas querências - mesmo que eu não mereça sequer seu desconfiômetro de soslaio, eu faria sim!

Dedicaria integralmente toda felicidade universal para que você se tornasse a mulher mais feliz, mais realizada e mais completa de todos os tempos - mesmo que eu só possua não mais que duas mãos, um sentimento do mundo e um verso desesperador.

Daria minha alma e mais eu tivesse para que jamais sentisse a solidão, o abandono ou a indiferença - mesmo que não me queira ao seu lado e me tenha nas proximidades dos quintos dos infernos de cabeça prá baixo adentro, ah! eu daria sim....

Ah! se príncipe eu fosse, seria festa e fantasia. Como não sou, só posso dar meu coração.

LUIZ ALBERTO MACHADO é escritor, compositor musical e radialista (1511-DRT/PE). É editor do Guia de Poesia do Projeto SobreSites do Rio de Janeiro, membro da Cooperativa da Música Alagoana – COMUSA e cônsul em Alagoas do Poetas del Mundo. É autor de 6 livros de poesias, 7 infantis, 2 de crônicas e de diversas músicas por novos nomes da música brasileira. Em 2012 comemora os 30 anos (1982-2012) de Arte Cidadã e os mais de 400 mil acessos no YouTube (http://www.youtube.com/luizalbertomachado). Seu trabalho está reunido na sua home page www.luizalbertomachado.com.br

---***---









007-HOMENAGEM DA AUTORA IRLENE CHAGAS-UBERABA-MG
06/01/2012 08:30h

Bom dia minha querida poetisa e meus sinceros parabéns por mais um ano de experiência que se acumula na tua existência, que seja feliz, e que tenha sempre amores, inspirações e que nunca deixe de sonhar até o impossível...só assim seremos completamente humanos, nesta vida tão célere e ao mesmo tempo tão intensa quando se vive com amor e por amor, cumprindo a missão que Deus nos designou!!!Parabéns anjo lindo e um gde bj de luz e paz no teu coração!Carinhosamente - Hoje e Sempre - Irlene Chagas - A Poetisa do Amor

---***---








008-SILVIA ARAÚJO MOTTA agraciada com Diploma e Medalha pela Academia de Letras e Arte Buziana-Rio de Janeiro.






009-FOTO DE SONIA IMAMURA :Posse da amiga Silvia Motta Araújo na ACADEMIA BRASILEIRA DE TROVAS-RJ- com a Presidente Messody Benoliel, Silvia Araújo Motta/BH/MG e Jesusa Perez Estevez.

-*-








010-ALAB -Silvia Motta (escritora, poeta), atores Manoel Lima e Leda Lúcia, que também são escritores-com Sônia Imamura e Beth Braga.

-*-



011-Às 6:51 em 4 janeiro 2012,
Marília de Faria Bechara disse...

SILVIA ARAUJO MOTTA,

S-Somente você para conseguir de mim, um "acróstico"...
I-Iluminada por suas lições, vou "acrosticar":
L-Livre é o poeta para dispor das palavras em sentimentos:
V-Vou levada pela grande data, temerosa de pisar na bola,
I-Impetuosa no desejo de apenas participar, aceito até errar,
A-Antecipando sua competência de entender e perdoar!
-
A-Agora mais segura, espalho pétalas perfumadas nesta nova trilha,
R-Recordando a todos que inovar é novo modo de amar!
A-Assim, ofereço a cada acrosticista, meu afeto irrestrito,
U-Uma vez que salta-me do peito este sentir profundo...
J-Já matriculada sentindo-me, embora as faltas cometidas!
O-Ostento feliz, esta prima conquista mesmo que modesta!
-
Marília de Faria Bechara/BH

---***---



012- Agradecimento
Postado POR LIONIZIA GOYÁ em 28 janeiro 2012 às 7:36
-

AFÁVEL

Sílvia é amiga
Pessoa incomum
Araújo gente grande
Que não é para qualquer um
Motta que felicidade
Integrar este lugar
E com você participar
Hoje posso dizer:
Não sou apenas um,
Tenho uma ascendência
Não sou mais tão chinfrim.
Temos uns aos outros
Uma família de gigantes
Um grande repertório
Acredito no bem comum.
-
LIONÍZIA GOYÁ.
-*-

013-UM AMIGO POETA:123
postado no Recanto das Letras
26/01/2012 22:13 - 123
-
A C R Ó S T I C O
-
S-Seus acrósticos já são famosos /
I-Índices de quanta poesia existe /
L-Livre-lavrando os solos ditosos /
V-Vívidos de amor pelo que consiste /
I-Infinitamente em se ter valorosos /
A-Artefatos de carinho amigo em riste
////
A-A sua existência seja louvada /
R-Rima de emoção e consciência /
A-A nos florear a estrada de cada /
U-Único ser, singulares em vivência /
J-Juntos pelo amor à poesia amada /
O-Ombreados por similar essência
////
M-Mil poemas lhe sejam dedicados /
O-Outros mil digam de sua bondade /
T-Todos louvando os seus predicados /
T-Tanto de escritora como de humanidade /
A-A lembrar a bela união dos dois lados.
-
Para o texto: 4222-Lamentos Passados-Acróstico-filosófico nº 4222-Por Sílvia Araújo Motta.(T3463615)

---***---

014-HOMENAGEM ACRÓSTICA de Ma.. Aparecida Daurell Brettas
PARA SILVIA ARAÚJO MOTTA
-
Por Maria Aparecida Dayrell Brettas
-
S-São tantos os seus dons...
I-Impossível descrevê-los...
L-Lembra a própria simpatia,
V-Vive com amor e alegria,
I-Imagina em sua vida,
A-A estrada sempre florida.
-
A-A Diretora de Eventos
R-Revelando seus talentos...
A-A poesia inspirada...
U-Uma escritora afamada...
J-Jeito alegre de menina...
O-O bom humor que fascina...
-
M-Muito tenho a lhe dizer
O-Ora em diante, eu vou ser:
T-Tanto uma admiradora,
T-Tanto mais a sua AMIGA:
A-A você, agradecida.
-
Belo Horizonte, 22 de janeiro de 2012
17h06min.
(*) Primeira Secretária-Fundadora
da Arcádia de Minas Gerais.

---***---


-------------*------------

Sumário:HOMENAGENS RECEBIDAS POR SILVIA ARAÚJO MOTTA/BH/MG/BRASIL/
001-JADER MOREIRA RAFAEL-ESCRITOR
002-Franklin Lopes de Freitas
003-HOMENAGEM RECEBIDA DE FLOR DE ESPERANÇA
004-DIA NACIONAL DO ACROTICISTA-Autor:Mauro José de Morais
005-HOMENAGEM RECEBIDA DE LUIZ LANA-POETA
006-FELIZ ANIVERSÁRIO, MULHER-DIA:6-1-2012/Luiz Alberto Machado
007-HOMENAGEM DA AUTORA IRLENE CHAGAS-UBERABA-MG-06/01/2012 08:30h
008-SILVIA ARAÚJO MOTTA agraciada com Diploma e Medalha pela Academia de Letras e Arte Buziana-Rio de Janeiro.
009-FOTO DE SONIA IMAMURA:Posse da amiga Silvia Motta Araújo na ACADEMIA BRASILEIRA DE TROVAS-RJ- com a Presidente Messody Benoliel, Silvia Araújo Motta/BH/MG e Jesusa Perez Estevez.
010-ALAB -Silvia Motta (escritora, poeta), atores Manoel Lima e Leda Lúcia, que também são escritores-com Sônia Imamura e Beth Braga.
011-MARILIA de FARIA BECHARA/BH/MG
012-LIONÍZIA GOYÁ.
013-UM AMIGO POETA:123
014-HOMENAGEM ACRÓSTICA de Ma.. Aparecida Daurell Brettas

2 comentários:

  1. ANJO NEGRO

    Como um relâmpago
    Ela entrou em minha vida,
    Tão inesperadamente como saiu.

    Não me deixou rastros
    E nem carta de despedida,
    Meu anjo negro retornou às estrelas.

    Suas asas cobriram-me,
    Seus lábios devolveram-me a vida.
    Retirando-me o gosto amargo de viver,
    Meu anjo protegeu-me
    Pousando em meu coração.

    Meu anjo negro retornou às estrelas
    Deixando-me órfão
    Para abraçar o meu/seu vazio.

    Agora sou um prisioneiro sem cela
    Que, ao ser despertado pela luz da manhã,
    Busca refúgio ao final do dia
    À espera do retorno
    Que a noite nega-se a permitir.

    *Agamenon Troyan é autor do livro O ANJO E A TEMPESTADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANJOS EM TODA PARTE
      -
      Acróstico filosófico nº 4223
      Por Sílvia Araújo Motta
      -
      A-Anjos chegam na luz dos relâmpagos,
      N-Nos rastros do cometa que nos passa!
      J-Jamais esquecemos de seus afagos com
      O-O transcendente visor do subconsciente!
      S-Somos rodeados de anjos em toda parte.
      -
      E-Enviados pelo Astro-Rei para nos iluminar,
      M-Mostrar brilho para acordar nosso sonho!
      -
      T-Tantas vezes senti a presença desses Anjos,
      O-Os guardiões dos que estão apaixonados!
      D-Diante das decepções, recorri aos Arcanjos,
      A-Almejando realizações de ideais passados,
      -
      P-Porém, aquele meu Anjo Protetor do Amor,
      A-Após morar tanto tempo em meu coração
      R-Resolveu incorporar seu calor à Estrela...
      T-Tomou as cores da Constelação maior...
      E-Emociona-me ver uma noite estrelada!
      -
      Belo Horizonte, 28 de janeiro de 2012.
      -
      http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/3466916

      ---***---

      Excluir