segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CONCERTO DE NATAL-CONSERVATÓRIO DE MÚSICA-UFMG-BELO HORIZONTE




PEQUENOS CANTORES DA SERRA
-BH-MG, 19 de Dezembro de 2012
-
Homenagem-Acróstica nº 4746-
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
P-Pequenos Cantores da Serra/capital,
E-É um grupo de jovens coralistas
Q-Que na arte, a música encerra;
U-Um compromisso de paz e união,
E-Entre sete e onze anos, o Artista
N-No CORAL canta e encanta;
O-O neto do Patrono do CEPEP
S-Sensibilizou-se ao ver os talentos;
 -
C-Carismático e humanista Maestro Carlos
A-Alberto Pinto Fonseca selecionou
N-No Aglomerado da Serra/BH/MG,
T-Trinta crianças, entre os moradores;
O-O aplauso da platéia conquistou;
R-Reconhecido êxito, no Centro
E-Educacional Estevão Pinto, uma
S-Série de concertos já apresentou;
 -
D-Desde o ano de dois mil e oito
A-A Direção Musical é de Grayce Cordeiro:
 -
S-Sempre ex-aluna destacada do Maestro
E-Especial Carlos Alberto. A Maestrina
R-Recomendada por seu Curriculum Vitae
R-Rico e conhecido na Europa e Rio de Janeiro
A-Aplaudida no Coral Infantil da Fundação Torino ---e No Coral Luís de Camões do CCLB/BH!---
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, dezembro/2012.
Email: clubedalinguaport@gmail.com

---***---



DEZEMBRO/2012

10 – Segunda-feira – 18h
Programação sujeita a alteração.
Meia entrada conforme a lei.
Festival Internacional de Corais de Natal / FIC
Entrada Franca

12 a 14 - Quarta a Sexta-feira - 09 às 19h
Feira de Artesanato Mercado das Artes

12 – Quarta-feira – 18h
Festival Internacional de Corais de Natal / FIC
Coral Cantos de Minas
Coral Petrobrás REGAP
Entrada Franca

16 – Domingo - 10h
Domingo na Feira - Especial de Natal
Banda Cariúnas
Aberto ao público


17 – Segunda-feira - 19h
CONCERTO DE NATAL

Coral Pequenos Cantores da Serra

Orquestra de Câmara do Sesiminas

Grupo Aruanda

Aberto ao público

-//-



Noticias:
BH   EVENTOS

11/12/2012 - Concerto de Natal do Conservatório UFMG
O evento, CONCERTO DE NATAL, faz parte da programação oficial do Conservatório UFMG e é um presente para a comunidade de Belo Horizonte na véspera das comemorações natalinas. O referido Concerto é mais uma forma de democratizar o acesso à cultura sendo realizado gratuitamente, sem intuito comercial. 

Em 2012, o
CONCERTO DE NATAL TERÁ SUA 12° EDIÇÃO e conta com as apresentações do

Coral Pequenos Cantores da Serra,

Orquestra de Câmara Sesiminas

e Grupo Aruanda.

-//-


GRUPOS ARTÍSTICO-MUSICAIS

CORAL "PEQUENOS CANTORES DA SERRA" Idealizado pelo Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, neto do patrono do Centro Educacional Professor Estevão Pinto – CEPEP, o "Coral Pequenos Cantores da Serra" é formado por 30 crianças de 7 a 11 anos, moradores do Aglomerado da Serra em Belo Horizonte e atendidas por esta Instituição.


O Coral tem realizado diversas apresentações, inclusive em outros estados, participando da série de concertos de música coral "Quatro Cantos do BDMG". Desde 2008, Grayce Cordeiro assumiu a direção musical do coral. Aluna do Maestro Carlos Alberto, aprofundou seus conhecimentos musicais no Rio de Janeiro e Europa. Atualmente, rege o Coral Pequenos Cantores da Serra – CEPEP, o Coral Infantil da Fundação Torino, entre outros. 



-//-

A ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS completa 26 anos de existência, e foi fundada pelo então presidente do Sistema FIEMG, Dr. Nansen Araujo.


Com o objetivo maior de garantir o acesso do trabalhador da indústria de Minas e seu dependente ao repertório camerístico de qualidade, a Orquestra realiza cerca de 40 apresentações anuais em múltiplos espaços que vão desde galpões de indústria, passando por hospitais e escolas, chegando às melhores salas de concertos da capital e do interior. Neste período, também pôde acompanhar solistas de renome como Nelson Freire, Antônio Menezes e Duo Assad.



No ano de 2005 realizou um concurso de composições inéditas em nível nacional, contando com a participação de 113 candidatos de 14 estados da federação. 



Atualmente desenvolve intensa atividade artística, na capital e no interior do estado, consolidando-se como um dos principais grupos camerísticos do país.




-//-


O GRUPO FOLCLÓRICO ARUANDA se apresenta na entrada do Conservatório UFMG, no próximo dia 17 de dezembro. No espetáculo o Grupo fará uma viagem pelas manifestações folclóricas do Ciclo do Natal que ocorrem em todo mundo cristão passando por Folias de Reis, os Pastoris, as Pastorinhas, entre outras. Será um Auto de Natal com manifestações da nossa cultura popular e que ocorre em todo território brasileiro, com o objetivo de resgatar o espírito comunitário e coletivo das festas de fim de ano. As apresentações envolvem danças, músicas e estudo das características e indumentárias do nosso folclore em toda sua plenitude, exuberância e riqueza cultural.


Em meio século de atividades ininterruptas, o Grupo Aruanda realiza um trabalho artístico, cultural e educacional divulgando a mais genuína cultura popular de Minas Gerais e do Brasil. Em seus espetáculos pode-se observar o cuidado e o zelo que o Grupo tem em ser fiel aos temas pesquisados, mostrando, numa linguagem cênica, a miscigenação das heranças culturais que deram origem ao povo brasileiro.



Ao longo de seu trabalho, o Aruanda catalogou mais de cem danças, com suas respectivas músicas e coreografias, e acumulou cerca de cinco toneladas de trajes e adereços. O que torna seu guarda-roupa um dos maiores do Brasil, e transforma o Grupo em referência nacional em manifestações populares não só de Minas Gerais, mas de todas as regiões do país.



Com este espetáculo natalino o Grupo Aruanda quer mostrar mais uma face deste Brasil tão múltiplo e tão bonito, onde serão lembrados cânticos tradicionais como Ladainhas, Benditos e festividades como Folia de Reis, Ciganinhas e Pastorinhas.
Site: http:// www.conservatorio@ufmg.br
-//-

Conferir:

http://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário