quinta-feira, 21 de março de 2013

ROSAS NÃO DEVEM SER COLHIDAS DO JARDIM - Soneto-clássico-sáfico-heróico nº 4.996-Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil




INTRODUÇÃO

ESTAS PÉTALAS POÉTICAS RETRATAM  

A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE O HOMEM,

PLANTAS E FLORES, POR MEIO DE UMA

LINGUAGEM SIMBÓLICA UNIVERSAL,

SIMPLESMENTE MITOLÓGICA E POÉTICA.
AS FLORES  ESTÃO PRESENTES TANTO NAS

CULTURAS OCIDENTAIS

QUANTO NAS ORIENTAIS.


“ATÉ NAS FLORES SE ENCONTRA
A DIFERENÇA DA SORTE,
UMAS ENFEITAM A VIDA,
OUTRAS ENFEITAM A MORTE.”


ESTA TROVA FOI PUBLICADA

POR MELLO MORAIS FILHO,

NO SEU “CANCIONEIRO DOS CIGANOS”,

 EM 1875, REGISTRANDO COMO AUTOR,

O CIGANO JERÔNIMO GUIMARÃES.

QUE A UNIÃO DAS PÉTALAS

POSSA ATINGIR A PROFUNDEZA

DA CONSCIENTIZAÇÃO FILOSÓFICA E SOCIAL,

PARA PRESTAR UMA HOMENAGEM

À ELEITA RAINHA DAS FLORES-

A ROSA, SÍMBOLO DOS TROVADORES:

Ó TROVADOR MEU IRMÃO!
QUANDO FIZERES POESIA,
PROCLAMA SEMPRE A UNIÃO,
RAZÃO DA NOSSA ALEGRIA.

EIS AS  MINHAS TROVAS, QUADRAS

E SONETO SOBRE FLORES
NACIONAIS E INTERNACIONAIS.


 ALGUNS VERSOS LIMITAM-SE A UMA SIMPLES

DESCRIÇÃO MERAMENTE FORMAL.

EM OUTROS TENTEI A ABORDAGEM POÉTICA.
SE O CONSEGUI OU NÃO, 
SÓ  CABERÁ AO LEITOR

ESTE JULGAMENTO.


VALE A REFLEXÃO DE HENFIL:
 
“SE NÃO HOUVER FRUTOS,

VALE O PERFUME DAS FLORES.

SE NÃO HOUVER FLORES,

VALE A SOMBRA DAS FOLHAS.

SE NÃO HOUVER FOLHAS 
VALE  A INTENÇÃO DA SEMENTE.


  Um grande abraço,

 Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil.


Email:

clubedalinguaport@gmail.com




ROSAS NÃO DEVEM SER COLHIDAS DO JARDIM

-
Soneto-clássico-sáfico-heróico nº 4.996
Rimando nos versos abab-abab-cdc-ede
Clássico na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas fortes.
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
Gosto de ver a Rosa cor-de-rosa,
por isso, vim contar-lhe meu segredo:
-Sendo regada fica mais airosa...
Atenção para não tocá-la ao dedo!
-
Rosa Amarela mostra mais cheirosa
se receber nos pés, só água, cedo...
Quando plantada fica mais dengosa,
apaixonada prova ter enredo.
-
A Rosa Branca perde seu encanto
a cada dia, sofre, por descasos...
se for colhida, murcha esconde o pranto!
-
Jardim é belo, quando bem cuidado!
Não quero mais ver flor morrer nos vasos...
Rosa Vermelha lembra meu passado.
-
Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Início do Verão. 22°C. Ventando sem sol!
Tempo de Quaresma!Tempo de Reconciliação!
http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/4199566
---***---
 ESCLARECIMENTO LEGAL:
 O que diz a lei

Quem recolhe flores e plantas em jardins públicos

 pode ser enquadrado na Lei Federal 9.605, de 12/2/1998, 
de crimes ambientais. 
O artigo 49 diz: 
“Destruir, danificar, lesar ou maltratar, 
por qualquer modo ou meio, 
plantas de ornamentação de 
logradouros públicos ou 
em propriedade privada alheia – 
Pena: detenção de três meses a um ano, 
ou multa, ou ambas as penas cumulativamente”. 

A explicação é simples: 
“Se cada pessoa todo mundo resolver
 pegar as flores plantadas, 
 outro ser humano não poderá
ver a beleza da natureza 
e nem fazer a reflexão sobre o 
PODER da CRIAÇÃO”. 
Trata-se de crime ambiental o dano ao patrimônio público. 
-//-






TROVA Nº 79-
AS * ROSAS *  CRISTALIZADAS
LINDOS BOLOS A ENFEITAR,
SECAS BEM ADOCICADAS,
AGRADAM AO PALADAR.

Trovadora Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-

TROVA Nº 154-
I HAVE FIRE IN MY HEART
RED  * ROSES *, INTERIOR SKY,
THE HOT TEARS OF THE START,
I LOVE MY LIFE, I DON´T CRY.
Trovadora Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil


TROVA Nº 093-

PARA A FACE REFRESCAR
PONHA ROSAS PERFUMADAS
NO LEITE PARA GELAR...
USE AS PÉTALAS MOLHADAS.
Trovadora Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil




TROVA Nº 016-
*ROSA BRANCA* É ANGELICAL,
*ROSA AMARELA* É TRAIÇÃO,
*ROSA VERMELHA* É SINAL
DO FOGO DO CORAÇÃO.

Trovadora Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
 -

TROVA Nº 108- 
* ROSA  BRANCA *  Ó FLOR DIVINA,
ÉS SÍMBOLO DA PUREZA,
DA VIRTUDE PEREGRINA
DO BOM DEUS - A REALEZA.

Trovadora Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil


TROVA Nº109- 
* ROSA AMARELA *  SUSPEITA
TRAIÇÃO E INFIDELIDADE,
CIÚME QUE NÃO RESPEITA,
FALTANDO SINCERIDADE.

Trovadora Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-//-




LEITURA COMPLEMENTAR:
AS FLORES NA MÚSICA

EXCERTOS QUE PERFUMAM SAUDADES, 

CANTAM E ENCANTAM :
(A)
“SE A PERPÉTUA CHEIRASSE, 

SERIA A RAINHA DAS FLORES, 
MAS COMO A PERPÉTUA NÃO CHEIRA, 
NÃO É A RAINHA DAS FLORES...”

PERPÉTUA

Refrão:
Se a perpétua cheirasse, seria a rainha das flores,
mas como a perpetua não cheira( e nem fede)
não é a rainha das flores

Marmelo é fruta gostosa, que dá na ponta da vara,
Mulher que chora por homem ai, ai, ai!
Não tem vergonha na cara.

(Refrão)
Estude enquanto puderes, deixe de lado os amores,
Porque o coração das mulheres ai, ai, ai!
Foi feito para os doutores.

(Refrão)
Meu Santo devoto, para aumentar minha fé,
por favor eu quero um brotinho,aia,aia,ai
sentado num Chevrolet.

(Refrão)
Joguei um limão verde, na porta da sacristia,
Deu no ouro e deu na prata ai,aia,aia,
foi no moço que eu queria.

(Refrão)
Atrás daquele morro, passa boi, passa boiada,
Também passa o rapazinho,ai,ai,ai,
de cueca remendada.

(Refrão)
Com A escrevo amor, com p escrevo paixão,
Com c eu tenho carinho, ai,aia,ai
Você no meu coração.

(Refrão)
Não sei se é fato ou se é fita, não sei se é fita ou se é fato,
O fato é que ela me fita ai, ai, ai!
Me fita mesmo de fato

---***---




(B)

“VOLTO AO JARDIM, NA CERTEZA QUE DEVO CHORAR, POIS BEM SEI QUE NÃO QUERES VOLTAR, PARA MIM...QUEIXO-ME ÀS ROSAS, MAS QUE BOBAGEM,AS ROSAS NÃO FALAM, SIMPLESMENTE AS ROSAS EXALAM O PERFUME QUE ROUBAM DE TI...”

AS ROSAS NÃO FALAM

Composição: Cartola
Gravações: Bete Carvalho, Fagner,etc

Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão, enfim,

Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar para mim...

Queixo-me às rosas, mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai...

Devias vir,
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhar meus sonhos
Por fim.
---***---


(C )
“ AS FLORES DO JARDIM DE NOSSA CASA, 

MORRERAM TODAS COM SAUDADES DE VOCÊ...
JÁ NÃO SUPORTO MAIS, OLHAR NOSSO JARDIM, 
JÁ NÃO EXISTE FLORES, TUDO MORREU PRÁ MIM...”

AS FLORES DO JARDIM DA NOSSA CASA
Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos

As flores do jardim da nossa casa,
Morreram todas, de saudades de você,
E as rosas que cobriam nossa estrada,
Perderam a vontade de viver,
Eu já não posso mais,
Olhar nosso jardim,
Lá não existem flores,
Tudo morreu pra mim,
As coisas, que eram nossas se acabaram,
Tristeza e solidão, é o que restou,
As luzes das estrelas se apagaram,
E o inverno da saudade, começou,
As nuvens brancas, escureceram,
E o nosso céu azul, se transformou,
O vento, carregou todas as flores,
E em nós, a tempestade, desabou!

Mas não faz mal, depois que a chuva cair,
Outro jardim, um dia há de reflorir!
---***---


(D)
“ FICA SEMPRE UM POUCO DE PERFUME
NAS MÃOS QUE OFERECEM ROSAS,
NAS MÃOS QUE SABEM SER GENEROSAS...”


FICA SEMPRE
( Ir. Judith Junqueira Vilella )

Fica sempre.
Um pouco de perfume
Nas mãos que oferecem rosas
Nas mãos que sabem ser generosas.

Dar do pouco que se tem
Ao que tem menos ainda
Enriquece o doador
Faz sua alma ainda mais linda.

Dar ao próximo alegria
Parece coisa tão singela
Aos olhos de Deus porém
É das artes a mais bela.

Fica sempre,
Um pouco de perfume
Nas mãos que oferecem rosas
Nas mãos que sabem ser generosas.

---***---








(E)
“Ó ROSA, ROSINHA, 

QUE BOM SERIA SE TU FOSSES MINHA,
Ó ROSA, QUE COISA LOUCA, 

SERIA DAR UM BEIJO EM SUA BOCA”...

ROSINHA
ROBERTO CARLOS

Intro: 60 62 A E7 A 60 62 64
A
Oh! Rosa
E7
Rosinha
Que bom seria
A
Se tu fosses minha
Oh! Rosa
E7
Que coisa louca
B7
Seria dar um beijo
E7
Em tua boca
A
Oh! Rosa
E7
Rosinha
C#7
Quisera
F#m
Possuir teu coração
D
E ter o teu amor
A
Por toda a vida
E7
Oh! Rosa
A
Querida
---***---

 (F)
MODINHA
(SÉRGIO BITTENCOURT)

*OLHO A ROSA NA JANELA
SONHO UM SONHO PEQUENINO,
SE EU PUDESSE SER MENINO
EU ROUBAVA ESTA ROSA,”
E OFERTAVA QUASE PROSA,.
À PRIMEIRA NAMORADA
E NESSE POUCO OU QUASE NADA,
EU DIZIA
AO MEU AMOR:-ÓH! MEU AMOR...”

OLHO O SOL FINDANDO LENTO,
SONHO UM SONHO DE ADULTO,
MINHA VOZ NA VOZ DO VENTO
INDO EM BUSCA DO TEU VULTO
E OS MEUS VERSOS EM PEDAÇOS,
SÓ QUERENDO O TEU PERDÃO
EU ME PERCO NOS TEUS PASSOS
E ME ENCONTRO NA CANÇÃO...
AH! O AMOR,
EU VOU MORRER BUSCANDO O TEU AMOR...
-//-

“AMARYLLIS, AMARYLLIS, EM ENCANTOS DESABROCHA,
EM ENCANTOS, SUAS FLORES MIL...”
---***---




(G)
“AQUELA FLOR”
(VALSA DE 1940)


AQUELA FLOR QUE VOCÊ ME DEU,
EU GUARDO AINDA, NO PEITO MEU,
AQUELA FLOR CONSERVO AINDA,
NO PERFUME QUE É TODO TEU,
SINTO-ME FELIZ AO RELEMBAR
QUANTO AMEI E FUI AMADA
HOJE EU GUARDO ESTA FLOR
É O QUE RESTA DO NOSSO AMOR...

AQUELA FLOR,
ME FAZ CHORAR, ME FAZ LEMBRAR,
DO NOSSO ENCONTRO AO LUAR
DAS LINDAS NOITES DE VERÃO,
DAQUELE BEIJO DIVINAL  E SEM IGUAL
QUE EU ROUBEI DOS LÁBIOS TEUS,
PRENDEU MEU CORAÇÃO.

---***---



(H)
FLOR MAMÃE

-(MÚSICA PARA O DIA DAS MÃES)

LETRA: JÚLIO LOUZADA E JORGE GONÇALVES
GRAVAÇÃO: ÂNGELA MARIA E AGNALDO TIMÓTEO

C
ANDEI
POR TODOS OS JARDINS,
G
PROCURANDO UMA FLOR PRA TE OFERTAR,
F
EM LUGAR ALGUM EU ENCONTREI,
G F C
A FLOR PERFEITA PRA TE DAR,
C
NINGUÉM SABIA ONDE ESTAVA,
G
ESTA FLOR, MIMOSA PERFEIÇÃO,
F
ELA SE CHAMA FLOR MAMÃE,
G F C
E SÓ NASCE NO JARDIM DO CORAÇÃO.
AM EM

ENFEITA NOSSO SONHO,
AM EM
PERFUMA NOSSA ILUSÃO,
DM AM
FLOR DIVINA QUE SUPONHO,
FAZ MILAGRES EM ORAÇÃO,
C EM

NESTE DIA DE CARINHO,
DM AM DM
QUERO SENTI-LA NO PEITO,
AM
INEBRIANDO MINHA ALMA,
G F C
FLOR MAMÃE, AMOR PERFEITO
[ REPETE...]
FLOR-MAMÃE....
AMOR-PERFEITO.

---***---



(I)
“EU SOU AQUELE AMANTE APAIXONADO,
DO TIPO QUE AINDA MANDA FLORES...”


AMANTE À MODA ANTIGA
ROBERTO CARLOS

Eu sou aquele amante à moda antiga,
do tipo que ainda manda flores
Aquele que no peito ainda abriga,
recordações de seus grandes amores

Eu sou aquele amante apaixonado,
que curte a fantasia dos romance
e fica olhando o céu de madrugada
sonhando abraçando a namorada

Eu sou do tipo de certas coisas,
que já não são comuns nos nossos dias
As cartas de amor, o beijo na mão
muitas manchas de batom,
daquele amasso no portão

Apesar de todo progresso,
conceitos e padrões atuais
Sou do tipo que na verdade
sofre por amor e ainda chora de saudades

Porque sou aquele amante à moda antiga,
do tipo que ainda manda flores
Apesar do velho tênis e da calça desbotada
Ainda chamo de querida a namorada

---***---



(J)CANTICO DE COROAÇÃO INFANTIL
À VIRGEM MARIA (ANOS 40)

MAIO É CHEGADO/ É MÊS DE MARIA
É MÊS DE FLORES/ É MÊS DE ALEGRIA...

É O MÊS ENTRE OS MESES,
MAIS CLARO E MAIS LINDO,
E APONTA SORRINDO
A VIRGEM EM LOUVORES

SÃO DIAS DE BÊNÇÃOS
O MÊS DE MARIA
É MÊS DE FLORES
É MÊS DE ALEGRIAS.
---***---


(K)
“POR DEUS ESCULTURADA E FORMADA COM ARDOR
DA ALMA DA MAIS LINDA FLOR DE MAIS ATIVO OLOR
QUE NA VIDA É PREFERIDA PELO BEIJA-FLOR ...”

Composição: Pixinguinha

ROSA

Tu és, divina e graciosa, estátua majestosa do amor
Por Deus esculturada e formada com ardor
Da alma da mais linda flor de mais ativo olor
Que na vida é preferida pelo beija-flor
Se Deus me fora tão clemente aqui nesse ambiente de luz
Formada numa tela deslumbrante e bela
O teu coração junto ao meu lanceado pregado e crucificado
Sobre a rósea cruz do arfante peito teu
Tu és a forma ideal, estátua magistral oh alma perenal
Do meu primeiro amor, sublime amor
Tu és de Deus a soberana flor
Tu és de Deus a criação que em todo coração sepultas o amor
O riso, a fé e a dor em sândalos olentes cheios de sabor
Em vozes tão dolentes como um sonho em flor
És láctea estrela, és mãe da realeza
És tudo enfim que tem de belo
Em todo resplendor da santa natureza
Perdão, se ouso confessar-te eu hei de sempre amar-te
Oh flor meu peito não resiste
Oh meu Deus quanto é triste a incerteza de um amor
Que mais me faz penar em esperar
em conduzir-te um dia aos pés do altar
Jurar, aos pés do onipotente em preces comoventes de dor
E receber a unção da tua gratidão
Depois de remir meus desejos em nuvens de beijos
Hei de te envolver até meu padecer de todo fenecer

---***---



BIBLIOGRAFIA:
1-HENDA, SEGREDOS  DE TIAS E FLORES/HENDA-RIO DE JANEIRO: RELUME DUMARÁ,1994, 2A.ED.
2-OBATA, REGINA, A LINGUAGEM DAS CEM FLORES,
SÃO PAULO: CÍRCULO DO LIVRO,1986.
3-MOTTA, SILVIA ARAÚJO MOTTA, VERSOS E CARVERSOS SAZONADOS. BELO HORIZONTE.EMIL, 515 PP. 2003.
4- DICIONÁRIOS ILUSTRADOS DIVERSOS.

-//-


Fontes:

http://www.ebooks.avbl.com.br/biblioteca3/silviaraujomotta.htm

http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=136681
-

Um comentário:

  1. Fanzine Episódio Cultural deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ROSAS NÃO DEVEM SER COLHIDAS DO JARDIM - Soneto-...":

    “ENCONTRO COM A ACADEMIA”

    A Academia Machadense de Letras realizará durante suas reuniões, o “Encontro com a Academia”.
    Este acontecimento tem como objetivo, a interação e divulgação das manifestações culturais, através de debates com membros da nossa cidade e região.

    Contatos:
    Carlos Roberto de Souza
    machadocultural@gmail.com
    (35) 3295-6106
    (35) 8833-9255
    Bog da Academia: http://academiamachadense.blogspot.com.br/

    -/-

    Você gostaria deter seu texto (poema, conto, prosa, ensaio, matérias de cultura em geral, biografias de bandas, artesanato, turismo, artes plásticas, saúde, vida, sociedade...etc) no blog FANZINE EPISÓDIO CULTURAL?
    Envie seu texto com uma foto sua ou uma imagem relacionada ao texto para machadocultural@gmail.com

    Acesse o blog:
    HTTP://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com

    ResponderExcluir