segunda-feira, 10 de junho de 2013

DEZ DE JUNHO EM ELVAS-PORTUGAL -2013-DIA DE PORTUGAL, DIA DE CAMÕES E DIA DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS


Presidente da República Cavaco Silva, discursa nas cerimônias militares no Rossio de São Francisco no âmbito do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Elvas, 10 de junho de 2013. NUNO VEIGA/LUSA
[...]


{Comemorações oficiais

As comemorações do 10 de Junho decorrem este ano em Elvas, cidade alentejana situada junto à fronteira com Espanha e classificada, no ano passado, Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
No primeiro dia, a tradicional cerimônia do içar da bandeira e o Presidente da República, além da cerimônia realizada no cineteatro, assistiu a uma recriação histórica da leitura do Foral de Elvas, por um grupo de teatro medieval.
Um almoço decorreu na Casa da Cultura de Elvas e reuniu mais de 40 personalidades que se distinguiram em Portugal e no estrangeiro no âmbito das suas atividades profissionais.
À tarde, o programa das comemorações do 10 de Junho contou com a inauguração da exposição “Fortificação do Território – A Defesa e Segurança de Portugal nos séculos XVII a XIX”, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição. 

Já ao final da tarde, o chefe de Estado visitou o local onde se realizam as atividades militares complementares, no Parque do Viaduto, descerrando, de seguida, a placa toponímica da nova “Avenida do Dia de Portugal”.
Ao longo do dia, várias visitas ocorreram, terminando com um jantar oferecido pelo Presidente da República, sendo retomado no dia 10 para as cerimônias oficiais.}
[...]

Segundo o texto oficial do comissário geral português no Brasil, Miguel Horta e Costa, o Ano de Portugal no Brasil será como um conjunto polifacetado de manifestações que representem um Portugal moderno, inovador e aberto. 

“Ambicionamos, por meio de uma programação eclética e multidisciplinar, mostrar no Brasil a criatividade e o conhecimento portugueses nas artes, cultura e pensamento, na economia e inovação tecnológica, na ciência e investigação”, afirma.

Além da importância do evento no âmbito da cultura, o intercâmbio na produção artística colabora com outros setores, como o do turismo.

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro sediam a maior parte da programação, com destaque para exposições de arte, de evolução do idioma português, apresentações de música e teatro, além de atividades nas áreas de ciência, educação, inovação, tecnologia, esportes, economia e desenvolvimento empresarial.

Saiba mais:

http://anodeportugalnobrasil.pt/

 http://www.anobrasilportugal.com.br/brasil-portugal/



-//-

INFORMATIVO:

 O Presidente de PORTUGAL 
 Aníbal Cavaco Silva
participou em várias atividades comemorativas 
do Dia de Portugal, em Elvas.

No âmbito do programa das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Presidente da República participou em diversas atividades que assinalaram a efeméride na cidade de Elvas.
O Presidente Aníbal Cavaco Silva inaugurou a exposição 

“Fortificação do Território – A Defesa e Segurança de Portugal nos séculos XVII a XIX”, 

organizada pelo Museu da Presidência da República, visitou as Actividades Militares Complementares desenvolvidas pelos três ramos das Forças Armadas e abriu simbolicamente à circulação, descerrando uma placa toponímica alusiva, a Avenida do Dia de Portugal,na cidade alentejana.

 http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=74479

-//-

 
-//-

Nenhum comentário:

Postar um comentário