quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SILVIA ARAUJO MOTTA -SOPRANO NA XII CANTATA DE NATAL DA ASSOCIAÇÃO COLÔNIA DIAMANTINA-SOB A REGÊNCIA DO 1º TEN. PM MÚSICO ANTÔNIO VICENTE SOARES





A Basílica se localiza na Rua Cura D’Ars, 485, bairro Prado, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O telefone da secretaria é 3332-2797, que funciona de terças às sextas de 15:30hs às 19:30hs. Caso queira pedir informações, colocar intenção em missa, saber de eventos não cobertos pelo EJC, ou outros assuntos relacionados à nossa Paróquia.
Nosso dirigente espiritual: Pe. José Fernando de Melo.
RENSE – Forania São José (Calafate)
Missas: 19 horas, semanalmente; Sábados: 19:00; Domingo: 7:30, 9h, 18h, 19h e 20h.
Linhas de ônibus: 2103 e 9210.
CURIOSIDADES DA BASÍLICA
Ao entrar na Basílica do Santo Cura D’ars e contemplar a harmoniosa relação entre Fé e Arte, que lhe confere singular beleza e simplicidade.
Entrando pela frente ou pelos lados, chama a atenção o remular suave das lâmpadas, sob copas azuis. São seis peças de cobre aproximando-se e elevando-se junto ao Sacrário, onde ficam guardadas as hóstias consagradas. Suas luzes dizem “Jesus está aqui, no Pão da Vida”.
O SACRÁRIO, CONVITE À ORAÇÂO!
Durante as celebrações litúrgicas, um neon azul reflete uma luz sob a funda moldura redonda onde penetra o Sacrário. Forma-se um brilho suavemente azul, lembrando o brilho das safiras que Moisés, Aarão, Nadab, Abiu e os setenta anciãos de Israel viram ao contemplar o Senhor no alto do monte. O conjunto é trabalhado em pedra-sabão.
O BELÍSSIMO ALTAR E SUA INSPIRAÇÃO
A percepção das lâmpadas não consegue guardar os olhos. Destaca-se, à frente, o Altar da Basílica, sólido e bonito, como um grande bloco de pedra-sabão, em cuja frente vê-se, esculpida em alto relevo, a Santa Ceia. Virgínia Ferreira, que estudou, planejou e executou a obra, reforça a relação matemática do pentagrama, representando o mais ínfimo de ponto interior e, na relação oposta, o mais amplo espaço exterior.
Observando a composição da Ceia, nota-se que no centro do painel convergem o centro do pentagrama e a testa de Jesus Cristo. Nesta forma, a artista quis sugerir uma bela mensagem, através da relação com a figura do pentagrama, simbolizando que em Cristo se unem, harmoniosamente, o universo exterior (a maior amplitude) e o universo interior (a maior profundidade).
O CRISTO BARROCO
Mas não ficam os olhos a contemplar o altar. Elevam-se e se impressionam com o Cristo crucificado que, do plano superior da parede do fundo da Basílica sobre o Sacrário, “domina” a visão do conjunto do Santuário.
É um Cristo esculpido em madeira, no mais puro estilo Barroco, cuja guarda foi confiada à Paróquia do Santo Cura D’Ars, ao encejo do vigésimo aniversário da Ordenação do Pe. Sérgio, em 8 de julho de 1982.
Durante anos foi o Cristo da Capela do Bom Pastor, ao lado do Museu do Ipiranga, em São Paulo. Com a nova destinação do antigo Convento, a imagem foi trazida para Belo horizonte e, graças à atenção da Congregação das Irmãs do Bom Pastor, tornou-se uma das preciosidades da Basílica do Santo Cura d’Ars, um sinal da fé que dá vida à nossa comunidade.
AS ESCULTURAS
Na frente e na lateral esquerda, destaca-se a escultura do padroeiro da Paróquia, São João Maria Vianney, o Cura d’Ars. Esguio,alto, batina surrada, velhos e pesados sapatos das caminhadas de Ars. Sobrepeliz e estola, como usava no confessionário. As mãos em oração, como se punham nas horas de prece, diante do Sacrário. Olhos profundos e brilhantes. Um Santo consumido de amor ao seu povo! Com 2,30m de altura e cerca de 300kg, a escultura é de maciço ipê amargo, esculpida por Gianfranco Cavedoni Cerri.
Olhando à direita, encanta-nos a linda escultura de Nossa Senhora do Prado, obra do mesmo artista Cerri. Enquanto sua mão direita toca suavemente a cabeça do menino, a esquerda apara o manto que, caído, permeite contemplar melhor a beleza da Virgem Mãe. Os cabelos penteados para trás ressaltam os traços harmoniosos e suaves do seu rosto. A escultura é de vinhático, madeira da Bahia, mais “maleável”. Tem 2,30m. e pesa 300kg.
A VIA SACRA
No corpo da Basílica, ao longo das paredes laterais e no apoio do balcão do coro distribuem-se os 15 painéis da Via Sacra. São de autoria de Geraldo Antônio Cantarela. São 15 painéis entrelaçando, no mosaico de carpetes, a Via Sacra do Cristo e a Via Sacra do homem contemporâneo.
Diante de cada estação há muito de mensagem para a oração comprometida com a vida. Como os demais painéis, o da primeira estação mede 2,20 X 1,28m. Sua montagem “se tece” de 246 peças de carpete (só nesse painel).
OS CONFESSIONÁRIOS
Em 1989, para a novena do Espírito Santo, ficaram prontos os novos confessionários da Basílica. Trabalhados em pedra-sabão cada um forma um bloco de singular sobriedade e leveza, integrando-se ao conjunto das outras peças e arcos que ornamentam o templo. O conjunto decorativo se completa com os fundos em arco e o lambri de pedra-sabão que percorre toda a base das paredes internas da Basílica.


CANTATA DE NATAL NA BASÍLICA SANTO CURA D´ARS
FOI EMOCIONANTE DEMAIS
SSSSSSSSSSS!
FANTÁSTICA APRESENTAÇÃO!
INESQUECÍVEL!

CADA APRESENTAÇÃO
É MAIS LINDA QUE A OUTRA!











-

Fotos que registram nossos ENSAIOS 

toda terça e toda quinta-feira às 19:00h

na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS
SOB A REGÊNCIA COMPETENTÍSSIMA E ENTUSIASMADA
ALEGRE, FELIZ,ADMIRÁVEL DO AMIGO
1º TENENTE PM MÚSICO ANTÔNIO VICENTE SOARES
PONTUALÍSSIMO, EXEMPLO DE GARRA E CORAGEM
PARA REALIZAÇÃO DE SONHOS E DESAFIOS.

É UM PRAZER, ALEGRIA E HONRA
INTEGRAR ESTA PARCERIA QUE DEU CERTO.
PARABÉNS A TODOS NÓS QUE 
ACREDITAMOS, QUE CANTAMOS,
 QUE APRENDEMOS A CADA DIA,
QUE TEMOS A SORTE E PRIVILÉGIO
DA PRESENÇA LINDÍSSIMA
DA ORQUESTRA DA PMMG.
 NOVEMBRO/2013


-












O CRISTO ressuscitado
no NATAL mostra a HUMILDADE
de um DEUS que se fez amado,
por ser LUZ, PAZ e VERDADE!
                Feliz Natal! 

         Sílvia Araújo Motta


-

CAN
NATAL DO MENINO DEUS E REI
Soneto clássico-sáfico-heróico nº 1658

Rimando ABAB-ABAB-CDC-EDE
Sílabas fortes: na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas.
Mensagem-final no 14º  VERSO,
com apenas DEZ sílabas não gramaticais.
-
Pode dizer-me então, o que é NATAL?
Se continua a fome... morte existe!
Está dormindo agora, o grande ideal?
A violência cresce e a dor persiste.

Se vale a pena, segue em frente, insiste!
Revolução já fazem contra o mal!
Quem tem amor e fé, luta e resiste!
Perdão espanta a guerra que é fatal.

Muitas razões, reflito em paz, comigo:
-Se a humanidade for capaz de amar,
sempre dará ao pobre, paz e abrigo.

Natal é luz, bondade e VIDA NOVA!
Entre as nações cantamos a louvar
ao Rei Menino-Deus que a Luz renova!

-//-


XII CANTATA DE NATAL
MARAVILHAS DE UM NATAL DE AMOR
-//-

VER FOTOS DA VESPERATA:






Nenhum comentário:

Postar um comentário