terça-feira, 23 de setembro de 2014

Campinas em Prosa - Os Ferronautas do Futuro



https://www.youtube.com/watch?v=w5bAM3mJtio&list=PLMMRb49vSvAQogmSgg0rjSrX9DUcfDQf_
-//-














PROJETOS DO
PORTAL DO POETA BRASILEIRO
E DA
ACADEMIA NACIONAL DE LETRAS DO PORTAL DO POETA BRASILEIRO (ANLPPB)
 -


PROJETO UM TESOURO CHAMADO LIVRO
Projeto de incentivo à leitura
No dia 30 de cada mês, poetas do Brasil todo, deixam livros em lugares públicos, com um bilhete explicando o projeto e pedindo que quem encontrou o livro, após lê-lo, o repasse. Este projeto nasceu em Londrina, em julho de 2013, por sugestão da acadêmica Vera Salbego – cadeira 67.



PROJETO RASCUNHEIROS
Projeto de estímulo à escrita
Projeto realizado junto aos adolescentes, estimulando-os a escreverem textos no momento da realização do encontro – Sarau de Improviso. Possibilita o conhecimento de suas expectativas e anseios.



PROJETO POESIA DE BANDEJA
Projeto de incentivo à leitura de poesia
Fragmentos de poemas são colocados em bandeja, para serem servidos como alimento para a alma. As bandejas são colocadas em salas de espera de clínicas, salões de beleza, locais de trabalho e distribuídas em bailes e feiras de artesanato.



PROJETO POESIA NOS ÔNIBUS
Realizado em Campinas, através da Acadêmica e Diretora Social da ANLPPB, Adriane Lima – cadeira 5. Em parceria com a EMDEC (órgão que controla trânsito e transporte da cidade), leva a Poesia em cartazes afixados nos ônibus.



WEB RADIO ILUMINATTA
Divulgação de Poesia e música brasileiras. Possibilita a interação de poetas não só do Brasil, mas do mundo todo, via web.



PROJETO O POETA VAI ÀS ESCOLAS
Projeto do Acadêmico J.C. Bridon – cadeira 12 - realizado desde 1997 em Gaspar, Santa Catarina – Projeto de incentivo à leitura e escrita
Juntamente com sua esposa, a também Acadêmica Arlete Trentini dos Santos – cadeira 14 -,  Bridon vai às escolas com seus livros. Os poemas são lidos por eles e pelos alunos que são então estimulados a escrever seus próprios poemas.



PROJETO ONDULAÇÕES
Projeto da Acadêmica Teresa Azevedo – cadeira 6 – realizado em Campinas, São Paulo – “Interagindo com a Diversidade” –
Teresa e sua equipe levam poesia e música e toda a diversidade cultural às pessoas fragilizadas e sufocadas em suas amarguras e rancores, às comunidades carentes, aos asilos e orfanatos, às prisões, e aos demais locais onde haja algum tipo de desigualdade ou exclusão.


PROJETO ALÉM DO POEMA
Projeto de incentivo à leitura e à escrita, da acadêmica Vera Margutti – cadeira 41 – Maringá, Paraná.
Em escolas públicas de Maringá e região, faz palestras em que fala de sua vida e seu amor pela literatura e os livros. Apresenta um vídeo, seus livros, as Antologias das quais participa, declama, conta histórias. Busca com isso despertar o gosto pela leitura e pela escrita.


PROJETO O POETA SEMEADOR
Projeto da Acadêmica Rosa D Saron – cadeira 72 - realizado em Goiânia, Goiás
Leva Poesia, Literatura e Livros a asilos e orfanatos.



PROJETO A POESIA CONTRA A DENGUE
Projeto de conscientização social
Projeto da Acadêmica Betina Marcondes – cadeira 16 – Londrina, Paraná, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Os alunos elaboraram textos e fragmentos poéticos relacionados com o combate à Dengue, conscientizando-se da necessidade da contribuição de todos para debelar a doença.


PROJETO CARAVANA DE POETA: VINICIUS DE MORAES
Projeto da Acadêmica Betina Marcondes – cadeira 16 – Londrina, Paraná realizado em conjunto com outros professores das disciplinas de Língua Portuguesa e de Arte, do Colégio Adélia Dionísia Barbosa, de Londrina, PR., em 2013.
Em sala de aula os alunos trabalharam a teoria da construção de Indrisos, forma poética criada por Izidro Iturat, e que consta de dois tercetos e dois versos finais. A partir daí iniciaram a produção de seus próprios textos. Foram também solicitados a criar seus “Cadernos de Poeta”, em que recursos de pintura, colagem de imagens e objetos, mesclavam-se aos poemas e outros textos produzidos pelos alunos. Durante este processo, foram estudadas várias obras poéticas e musicais de Vinícius, bem como sua biografia. Além da produção própria de poemas, os alunos fizeram declamações e encenações.


PROJETO POESIA EM DOMICÍLIO
Projeto de incentivo à leitura
Projeto da Acadêmica Lin Quintino – cadeira 99 - Belo Horizonte, Minas Gerais
Distribuição semanal de livros ou folhas de papel contendo textos poéticos, em edifícios de apartamentos em Belo Horizonte.



PROJETO POESIA PRA QUE TE QUERO
Projeto da Acadêmica Maria Lamanna – cadeira 20 - Rio Preto, Minas Gerais
Maria reúne, mensalmente, crianças carentes de um povoado próximo a Rio Preto, e organiza Saraus em que as crianças são estimuladas a ler e compor poemas. Organizou também, com doações, uma pequena Biblioteca no povoado.


PROJETO ENCONTRO COM O AUTOR
Projeto do acadêmico Andrade Jorge – cadeira 59 -, realizado em escolas de Diadema – SP, desde 2010.
Com a presença de alunos e pais, o autor fala sobre poesia, sobre seus livros, responde a perguntas, permitindo um contato maior entre as crianças e adolescentes com um autor de livros.


PROJETO ENLEVO POÉTICO
Projeto da Acadêmica Marisa Gonçalves de Almeida Santos – cadeira 24 – Sorocaba – São Paulo. Projeto de incentivo à leitura e à escrita.

Utilizando recursos simples, segundo suas próprias palavras, a acadêmica realiza este projeto em escolas públicas de Sorocaba, aonde vive. Como ela mesma diz, procura fazer algo descontraído, para que não fique maçante nem com ar de obrigatoriedade.
Coloca na lousa ou lê um poema de poetas brasileiros como Vinicius de Moraes, Cecília Meirelles, Carlos Drummond de Andrade e outros. Pede que, após lerem os poemas e inspirados nele, os alunos elaborem suas próprias criações. Aos poucos, vai corrigindo a gramática, a coesão, a sonoridade poética. E assim, já descobriu alguns talentos.
Os poemas dos alunos são postados no Facebook, no Grupo Enlevo Poético e no blog educareumaarte-mas.blogspot.com.br/.



PROJETO SOLO & POESIA DE BANDEJA
Projeto da Acadêmica Marisa Gonçalves de Almeida Santos – cadeira 24 – Sorocaba – São Paulo

Projeto desenvolvido no Colégio Pleno, em Sorocaba. Os alunos estudaram poemas de Cecília Meireles, cujo tema era o planeta, o solo, as plantas, e tiveram oportunidade de escrever seus próprios poemas sobre o mesmo tema. Na ocasião foram distribuídos fragmentos dos poemas, em bandejas.



PROJETO PÉ-DE-LETRA
Projeto do Acadêmico André Arribas – cadeira 87 - Recife, Pernambuco

O poeta confecciona livros artesanais em papelão, e os leva a locais públicos, numa bicicleta adaptada como biblioteca.



PROJETO ANTOLOGIA DO ICCT
Projeto da Acadêmica Rosana Montero Cappi – cadeira 54 – Campinas, São Paulo

Em comemoração aos 80 anos do Instituto Campineiro do Cego Trabalhador, foi publicada uma Antologia de 68 páginas.Os textos, preparados especialmente para a obra, foram escritos por acadêmicos e, claro, por alguns dos próprios usuários, compuseram. Cada página publicada contou com um patrocinador.



PROJETO DECLAMAÇÕES
Projeto da Acadêmica Rosana Marinho – cadeira 33 – Sumaré, São Paulo

Através do aprendizado da Declamação, despertar o interesse pela Cultura Brasileira, bem como descobrir novos talentos.


PROJETO PRIMAVERA
Projeto da Acadêmica e Vice Presidente da ANLPPB Ana Maria Stoppa – cadeira 43 – Mauá, São Paulo.

Projeto que busca estimular a consciência da necessidade de preservação do meio ambiente, dirigido a alunos da rede pública e privada do ensino Fundamental e Médio da cidade de Mauá, São Paulo. Os alunos participam com a realização de cartazes e a produção de poemas e redações sobre temas relacionados ao meio ambiente. Do projeto consta também o plantio de árvores nos estabelecimentos de ensino que assim o desejarem.



PROJETO UMA MENSAGEM PARA CADA ÁRVORE – RESPEITE O VERDE, O PLANETA AGRADECE
Projeto Ambientalista da Acadêmica e Vice Presidente da ANLPPB, Ana Maria Stoppa – cadeira 43 – Mauá, São Paulo, em comemoração ao Dia da Árvore.
Engloba o plantio de árvores e a fixação, em árvores, de poemas e mensagens alusivos à preservação do meio ambiente.


        
PROJETO ARTETERAPIA PALAVRAS POÉTICAS
Projeto da Acadêmica Kátia Storch Moutinho - cadeira 104 – Vitória, Espírito Santo.
Busca levar a arte como auxiliar em terapia para crianças e adultos.





PROJETO EM FASE DE IMPLANTAÇÀO


MUTIRÃO DE DOAÇÃO DE LIVROS
Projeto da Acadêmica Kátia Storch Moutinho - cadeira 104 – a ser realizado em  Vitória – Espírito Santo.
Doação de livros para crianças que moram em um Lar Temporário mantido pela ADRA (Agência adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) e pela Prefeitura de Vitória.




Nenhum comentário:

Postar um comentário