quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Primeiro de Outubro-Dia do Idoso: Brasil tem 26,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos.ABRAÇAMOS A TODOS OS IDOSOS PELO NÉCTAR DA EXPERIÊNCIA POSITIVA.-PARABÉNS!

-

Caros,

Temos trabalhado firme, levando POESIA aos queridos da terceira idade.

 Projeto Ondulações  ( Acadêmica Teresa Azevedo) 

e Projeto Poeta Semeador ( Acadêmica Rosa D'Saron).

É essa a nossa diferença. 

Compromisso social. 

A Poesia a serviço do ser humano.

 Aline Romariz-PRESIDENTE DA ANLPPB.
-

Primeiro de Outubro-Dia do Idoso: 
Brasil tem 26,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

ABRAÇAMOS A TODOS OS IDOSOS 
PELO NÉCTAR DA EXPERIÊNCIA POSITIVA.

PARABÉNS!


2028-HOMENAGEM AOS IDOSOS, em Trovas.

(na Rádio Inconfidência)

Carversos  (Carta em Versos)


de Sílvia Araújo Motta

1-Vinte e sete! Fevereiro!


“Hoje em Dia”, a festejar!


Cada IDOSO, hoje primeiro


é a quem venho abraçar.


2-Abram alas! Joguem flores!


Lancem perfumes no ar.


Senhoras e meus Senhores,


hoje o IDOSO vim saudar.


3-Idoso, acalma o teu passo!


No teu LIMITE, descansa.


Ultrapasse o embaraço


e recomponha a esperança.


4-Ponha no teu “faz-de-conta”


a desilusão sofrida,


esqueça o que a mágoa apronta


e SEJA FELIZ na vida!


5-Conte estrelas do universo,


conjugando o VERBO AMAR,


escreva tua vida em verso.


Vale a pena recordar!


6-POETA não tem idade


com novas inspirações,


cantando a realidade,


brilham mais as emoções.


7-Cultive sempre a ILUSÃO!


Não deixe o SONHO morrer,


pois sorrindo, ao coração


custa  parar de bater.


8-Das lembranças do passado,


as notas, com som candente,


em TEU coração pautado,


ressoam BEM NO PRESENTE.


9-PAZ E AMOR rejuvenescem,


e a alegria  é redobrada:


Vê nas rugas que aparecem,


JUVENTUDE ACUMULADA.


10-O elixir da juventude


traz, na fórmula, O PERDÃO,


SABEDORIA, SAÚDE,


AUTO-ESTIMA E INQUIETAÇÃO.


11-Ó Idoso, ame A VIDA


E A NATUREZA também,


até que o sol da existência,


ilumine o teu Amém!


12-Aceite, Idoso Mineiro,


o carinho, com certeza


desse CLUBE BRASILEIRO


QUE É DA LÍNGUA PORTUGUESA.


13-E agora à Diretoria


que é da  Rádio Inconfidência


eu brindo a paz e a alegria


pela sua eficiência.


-


Belo Horizonte, 27 de fevereiro de 2004

Belo Horizonte, 1º de outubro de 2014.


______________________

RESOLUÇÃO CMI Nº 01/2014 - Registro de entidades governamentais e não governamentais de atendimento ao idoso nas modalidades de média e longa permanência no município de Belo Horizonte




CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO 

DE BELO HORIZONTE  2014 

21 ANOS


RESOLUÇÃO CMI Nº 01/2014

Dispõe sobre o registro de entidades governamentais e não governamentais de atendimento ao idoso nas modalidades de média e longa permanência no município de Belo Horizonte: Instituições de Longa Permanência, Repúblicas, Casas-Lares e Centros-Dia.

Considerando o que estabelece o parágrafo único do artigo 48 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), considerando o disposto no inciso XI do artigo 2º da Lei nº 13.176, de 20 de janeiro de 1999 (Conselho Estadual do Idoso), considerando o disposto no inciso VI do artigo 2º da Lei Municipal nº 10.364 de 29 de dezembro de 2011(CMI/BH), a Resolução da Diretoria Colegiada/RDC n. 283 de 26 de setembro de 2005(ANVISA) e a Portaria Municipal n. 052 de 15 de dezembro de 2000 (Vigilância Sanitária), o Conselho Municipal do Idoso de Belo Horizonte
DELIBERA

Art. 1º - Todas as entidades que desenvolvem um trabalho para as pessoas idosas no município de Belo Horizonte nas modalidades de média e longa permanência: Instituições de Longa Permanência, Repúblicas, Casas-Lares e Centros-dia, deverão efetuar o registro no Conselho Municipal do Idoso de Belo Horizonte.
§ 1º Considera-se Instituição de Longa Permanência o estabelecimento com denominações diversas, correspondentes aos locais físicos equipados para atender pessoas com 60 anos e mais, sob regime de internato, mediante pagamento ou não, durante um período indeterminado e que dispõe de um quadro de recursos humanos para atender às necessidades de cuidados com assistência, saúde, alimentação, higiene, repouso e lazer dos usuários e desenvolver outras atividades que garantam qualidade de vida.
§2º Considera-se República de idosos a alternativa de residência para os idosos independentes, organizada em grupos, conforme o número de usuários, e co-financiada com recursos da aposentadoria, benefício de prestação continuada, renda mensal vitalícia e outras. Em alguns casos a República pode ser viabilizada em sistema de auto-gestão, nos termos do item 4.1 da Portaria nº 73, de 10 de maio de 2001 SEAS/MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social.
§3º Considera-se Casa Lar uma alternativa de atendimento que proporciona uma melhor convivência do idoso com a comunidade, contribuindo para sua maior participação, interação e autonomia. É uma residência participativa destinada a idosos que estão sós ou afastados do convívio familiar e com renda insuficiente para sua sobrevivência, nos termos do item 7.1 da Portaria nº 73, de 10 de maio de 2001 SEAS/MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social.
§4º Considera-se Centro Dia um programa de atenção integral às pessoas idosas que por suas carências familiares e funcionais não podem ser atendidas em seus próprios domicílios ou por serviços comunitários; proporciona o atendimento das necessidades básicas, mantém o idoso junto à família, reforça o aspecto de segurança, autonomia, bem-estar e a própria socialização do idoso. Caracteriza-se por ser um espaço para atender idosos que possuem limitações para a realização das Atividades de Vida Diária (AVD), que convivem com suas famílias, porém, não dispõem de atendimento de tempo integral, no domicílio, nos termos do item 6.1 da Portaria nº 73, de 10 de maio de 2001 SEAS/MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social”.

Art. 2º Para efeito de registro, a entidade deverá preencher o formulário “Registro de Entidades” conforme ANEXO I, parte integrante desta resolução, e anexar cópias dos seguintes documentos:
a) Ata de eleição da Diretoria, se for o caso;
b) Estatuto, se Associação; escritura, se Fundação, ou contrato social, se empresa privada;
c) CNPJ;
d) Alvará de funcionamento;
e) Atestado de antecedentes criminais, expedido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública/Polícia Civil de todos os seus dirigentes, atualizado;
f) Alvará Sanitário, ou o comprovante de protocolo do pedido, anualmente, sob pena de suspensão do registro;
g) Plano de trabalho, em conformidade com os princípios estabelecidos pela Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso, anualmente, sob pena de suspensão do registro;
h) Modelo de Contrato de Prestação de Serviço da instituição para com o usuário;

Art. 3º - Este Registro trata apenas de um ato formal segundo as legislações vigentes citadas acima e não exime outras responsabilidades da entidade.

Art. 4º - O Conselho emitirá o número de registro que terá validade por 3 (três) anos.
a) A renovação do registro será por iniciativa da entidade;
b) As entidades que não renovarem o registro no prazo de três meses, após o término da validade, terão o registro/número cancelados.
Parágrafo único - A documentação para renovação deverá seguir o determinado no artigo 2º desta resolução.

Art. 5º - Esta Resolução foi aprovada na plenária do CMI realizada na data de 12 de março de 2014, e entrará em vigor a partir da data da sua publicação no Diário Oficial do Município, revogando a anterior.

Belo Horizonte, 12 de março de 2014

Iuri Moreira
Presidente  

Link para acesso a Resolução CMI 01/2014 e Formulário "Registro de Entidade:  http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1117966

-//-




Primeiro de Outubro-Dia do Idoso: Brasil tem 26,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

-


A renda dos brasileiros com 60 anos ou mais atingiu R$ 446 bilhões em 2013.
Agência Brasil e Redação RIC Mais
Com maior expectativa e qualidade de vida, parte da população de 60 anos ou mais, que comemora hoje (1º) o seu dia, têm viajado mais, estudado, comprado e ocupado espaços públicos e virtuais. O Dia do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a data, posteriormente, foi escolhida para a criação do Estatuto do Idoso, que comemora 11 anos.
“Dá preguiça não fazer nada”, sintetiza Elisabete Carvalho do Santos, representante de uma geração que se mantém ativa na velhice. Aposentada, 80 anos, ela dança, canta e vai à igreja. “Já trabalhei muito e não deixo de trabalhar. Quando estou em casa, gosto de fazer crochê e tricô”, diz.
Os idosos são hoje no país 26,3 milhões, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 13% da população. A expectativa é que esse percentual aumente e que em 2060 chegue a 34%, segundo previsão do próprio IBGE.
O pesquisador do IBGE Marden Barbosa atribui o aumento do índice e também da qualidade de vida a uma melhoria na saúde e na condição material dos idosos, embora  “persistam as mesmas desigualdades encontradas entre as populações mais jovens”, ressalta. “A esperança de vida aumentou muito devido à redução da mortalidade infantil”, explica. Segundo ele, a esperança de vida em 2000 era 69 anos, em 2014 saltou para 75 e a projeção para 2060 é 81 anos.
A pesquisa Panorama dos Idosos no Brasil, do Data Popular em parceria com o Instituto Opinião, mostra que a renda dos brasileiros com 60 anos ou mais atingiu R$ 446 bilhões em 2013, o que corresponde a 21% da renda total da população brasileira.
“A sociedade tem visão estereotipada do idoso, com doenças, que consomem recursos da saúde. Que a velhice significa doença e não fazer nada”, constata o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Bastos Freire Neto. “É importante dizer que é uma pequena parcela da população idosa que está nessa condição, não é a maioria dos idosos”, acrescenta.
Segundo ele, uma boa qualidade de vida na juventude, cuidados com a alimentação e a prática de exercícios ajudam a ter uma velhice mais saudável.  Além do que se pode prevenir, ele destaca os avanços da medicina. “Uma pessoa com mais de 60 vai ter mais doenças crônicas, mas doenças como diabetes, doenças coronarianas podem ser controladas [com medicamentos], sem gerar incapacidade física”.
A idade, no entanto, assusta. Não é raro o medo do envelhecimento. A preocupação em construir uma imagem diferente para os idosos foi o que motivou o movimento Nova Cara da 3ª Idade, da agência Garage IM. O alvo da mudança é o símbolo do idoso, presente em placas e adesivos.
“Hoje, o idoso é retratado como uma pessoa em decadência, curvado e dependente de uma bengala (como nas imagens que o representam), da ajuda de terceiros. Isso não é mais verdade. Há perda de vitalidade, mas o idoso hoje vive mais, está mais saudável, ativo e produtivo. O país está em processo de envelhecimento e levantar essas questões é uma forma de começar  a conscientização da sociedade sobre o tema”, diz o fundador da Garage IM e criador do movimento, Max Petrucci.
A agência criou um novo símbolo, no qual uma pessoa aparece ereta ao lado de 60+. A proposta é que as pessoas imprimam a nova representação e a espalhem em espaços públicos. “Além da experiência e do conhecimento acumulado, que são de grande valor para a sociedade, essas pessoas são ativas, bem dispostas e têm o tempo disponível para viver uma vida em que podem escolher o que querem fazer e como querem. É um novo momento na vida e é possível passar longe da imagem do velho resmungão”, acrescenta Petrucci.



















http://pr.ricmais.com.br/familia-2/noticias/dia-do-idoso-brasil-tem-263-milhoes-de-pessoas-com-mais-de-60-anos/
-




A QUEM POSSA INTERESSAR
INFORMAÇÕES AOS IDOSOS


No dia 1º de outubro é comemorado o Dia do Idoso. Com a proximidade da data, vem à tona questões ligadas à saúde na terceira idade, especialmente à saúde dos olhos, que tende a se debilitar com o avanço dos anos. Admirar os netos que brincam, assistir aos programas da televisão, ler, enfim, realizar tarefas simples do cotidiano, costumam ser afetadas pelos problemas de visão. Nessa fase da vida, as doenças mais comuns são a catarata, presbiopia, glaucoma, degeneração macular e retinopatia diabética.

“O  ideal é que os idosos consultem um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano e sempre que aparecer qualquer sintoma diferente, como, por exemplo, ponto preto na visão, vista embaçada ou distorção das linhas retas quando se tampa um dos olhos”, explica o oftalmologista Hilton Medeiros, da Clínica de Olhos Dr. João Eugênio. Segundo ele, quanto antes forem detectados os problemas, menor será a perda da acuidade visual.

Dificilmente pessoas mais velhas escaparão de ter catarata e presbiopia, mais conhecida como vista cansada. A primeira caracteriza-se pela perda de transparência do cristalino, levando ao embaçamento da visão, e o único tratamento é a cirurgia de implante de uma lente intraocular. Já a presbiopia é ocasionda pelo enrijecimento dos músculos ciliares, que perdem a capacidade de focar as imagens próximas. Neste caso, a pessoa terá de usar óculos ou lentes de contato, ou se submeter a uma cirurgia de implante de uma microlente que corrige o foco e se ajusta à retina.

A degeneração macular, maior causa de cegueira em pessoas acima de 60 anos no mundo, resulta em uma perda de visão no centro do campo visual por danos na retina. “É uma doença que pode ser tratada apenas na sua fase inicial. O problema impossibilita o idoso de ler, reconhecer as cores, dirigir veículos, entre outras atividades”, afirma o médico. Entre as causas do surgimento da doença estão o excesso de exposição aos raios solares e o baixo consumo de frutas e verduras, que  tenham vitamina E, betacaroteno, zinco e cobre.

O glaucoma provoca o aumento da pressão nos olhos e pode ser causado por um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina. Normalmente não causa sintomas e o indivíduo perde a visão de forma irreversível. Por meio de exames frequentes, a doença pode ser prevenida ou atrasada com tratamento.
Idosos diabéticos precisam manter o adequado controle dos níveis glicêmicos, já que a retinopatia diabética, decorrente desse descontrole, pode causar danos visuais irreversíveis ou ainda cegueira.

Mais informações:
Camila Cortez - (61) 8133-2020/ 4141-7045
Suprema Comunicação Interativa
http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=28094&op=saude

-//-

Ensaio retrata o cotidiano de idosos nas ruas da Europa

Redação em 

Realizado em cidades da Bélgica e França, "Vejam Vocês" revela um agitado cotidiano na terceira idade

A terceira idade e sua relação com o espaço urbano são tema do ensaio assinado pela fotógrafa Karla Vidal, intitulado "Vejam Vocês". No trabalho, a pernambucana registra o cotidiano de idosos em meio ao espaço urbano de países como França e Bélgica.
Em outras palavras, os retratos revelam uma terceira idade criativa e espontânea, em plena atividade, que se aventura em um passeio de moto, está antenada às tendências da moda, pedalam e se diverte até mesmo tirando fotos.
O resultado é um registro da vitalidade e a autonomia expressada em diferentes fases da vida, fazendo parte, também, do cotidiano dos idosos. Em tom de brincadeira, "Vejam Vocês" foi uma forma de apresentar o cenário da vida na terceira idade e um alerta para quem assiste as imagens e se reconhece no futuro.
As ruas: passarela da vida
Na visão da artista, a rua representa uma passarela que abre espaço para a experiência da vida, revelando jovens e idosos menos diferentes do que se aparenta.
-
Assim, Karla encontrou na fotografia uma maneira de romper com imaginários estereotipados projetados em diferentes grupos sociais.Daí surgiram suas ideias ao retratar o cotidiano de artistas “anônimos e famosos”,em ônibus da Grande Recife. O ensaio, que em breve será relançado em formato de livro digital, ajudou a desmistificar o conceito de que se tratavam de "pedintes".
-
A melhor idade, a idade que inspira: conheça outros exemplos de vida após os 60
-
Sheila Jones tem 64 anos e carrega em seu corpo 268 tatuagens. Quando se apaixonou pela arte da tatuagem, ela já estava na terceira idade. 
Atualmente, ela faz pelo menos uma tatuagem por semana. Mas não está satisfeita e diz que quer mais.
https://catracalivre.com.br/geral/design-urbanidade/indicacao/ensaio-retrata-o-cotidiano-de-idosos-nas-ruas-da-europa/
-










SITE:
WPO-CORPO DIPLOMÁTICO RECEBE CADEIRAS DE RODAS PARA DOAÇÃO-COORDENAÇÃO GERAL-WPO
-
Emails:
parlamentworld@gmail.com
wpo.corpodipomatico@net.com
DR. CELSO DIAS PRESIDENT OF WORLD PARLAMENT OF SECURITY AND PEACE WPO
RECEBE CADEIRAS DE RODAS PARA DOAÇÃO.
-
COORDENAÇÃO GERAL:
BELO HORIZONTE-MINAS GERAIS
-
DOAÇÃO DE CADEIRAS DE RODAS-TROVAS
de SILVIA ARAÚJO MOTTA-
AOS COMENDADORES HUMANITÁRIOS DA PAZ/WPO
-
Trova Nº 1889:
CADEIRAS DE RODAS são
os tronos para assentar...
Agradece a doação
quem não pode caminhar.
-
Trova Nº 1890 :
CADEIRAS DE RODA estão
limpas prontas pra doar;
quem doa dá sua mão
a quem não pode comprar.
-//-
Trova Nº 1891 :
CADEIRAS DE RODAS ...trazem
alegria e gratidão
dos inválidos, mensagem,
aos doadores, lição.
-//-
Trova Nº 1892 :
CADEIRAS DE RODA ... início
de caminhada e ação,
e quem faz o sacrifício
conquista o meu coração.
-//-
Trova Nº 1893 :
CADEIRAS DE RODA, então
é opção de um DOADOR,
é apenas uma questão
para dividir AMOR.
-//-
Trova Nº 1894 :
CADEIRAS DE RODAS tem
valor do seu DOADOR,
que sabe fazer o BEM
levada ao seu portador.
-//-
Trova Nº 1895 :
CADEIRAS DE RODAS feitas
pra quem tem dificuldade
de locomoção. Perfeitas
Pra doação de verdade.
-//-
Trova Nº 1896 :
DOAÇÃO é simples gesto!
Na Grécia antiga, em gravura,
(Quarto Séc.) do IV a.C, de Hefesto,
a imagem traz, vez futura.
-//-
Trova Nº 1897 :
CADEIRA DE RODA egípcia
era espécie de carrinho,
ao DEPENDENTE...delícia:
-Manifesto de carinho.
-//-
Trova Nº 1898 :
CADEIRA DE RODA em Roma,
tinha dois cisnes, dois aros,
alusão para quem soma
força e amor, gestos raros.
-//-
Trova Nº 1899 :
Na ilustração assentado,
o Deus-grego-Hefesto, em vaso
aparece bem pintado,
Cadeira e Rodas, no caso.
-//-
Trova Nº 1900 :
Rei Felipe II (2) da Espanha
usou CADEIRAS DE RODAS...
Muita criatividade
soube inventar outras modas.
-//-
Trova Nº 1901 :
CADEIRAS DE RODAS fazem
engenhos de inclinação,
acesso aos pés e que trazem
bom repouso e precaução.
-//-
Trova Nº 1902:
CADEIRAS DE RODAS são
feitas com vime da Índia;
bem cara, a fabricação
quatro RODAS exigia.
-//-
Trova Nº 1903 :
O TRICICLO foi criado (1655)
por Farfler, relojoeiro,
tinha dois braços aos lado,
duas RODAS , no traseiro.
-//-
Trova Nº 1904 :
Everest, americano (1933)
criou cadeira versátil,
dobrável, pelo seu mano,
para o carro...foi mais útil
-//-
Trova Nº 1905 :
Jennings, um Engenheiro (1933)
com Everest, ao seu lado,
criou o Modelo primeiro
que até foi patenteado.
-//-
Trova Nº 1906 :
Com o avanço industrial,
matéria-prima e motor,
moldavel ao trivial,
CADEIRA TEM MAIS VALOR.
-//-
Trova Nº 1907 :
CADEIRAS HOSPITALARES
rodas grandes e dobráveis
são sempre usadas em lares
com poltronas agradáveis!
-//-
Trova 1908:
Muitos dos necessitados,
que não podem caminhar
estão em camas deitados
sem CADEIRAS para andar.
-//-
Trova 1909:
A DOAÇÃO da CADEIRA
DE RODAS quer atingir
o país, sobremaneira,
a quem precisa sorrir.
-//-
Trova 1910:
WPO traz lição:
-OBRIGADO DOADOR,
CADEIRAS DE RODAS são
ações de paz e de amor.
-
BH/MG/Brasil 18-09-2014
SILVIARAUJOMOTTA@yahoo.com.br

-//-

1049-VELHO OU IDOSO?

Trovas Homenagem ao
Grupo Seresteiros da Alegria

1-O idoso é o que faz parte
do tempo feliz de Vida!
É aquele que o faz arte
de torná-la bem vivida.

2-Se quiser velho ficar
à parte de qualquer vida...
é só querer fazer parte,
da tristeza mal vivida.

3-Velho sempre é radical,
fechado às novas idéias.
O velho é sempre impaciente
e até mesmo intransigente.

4-Não consegue dialogar,
só gosta de reclamara,
não sabe um pouco esperar
e incomoda toda a gente.

5-O velho só faz lamento
arranja sempre um motivo...
Recolhe-se ao pensamento,
chora por não ser criativo.

6-O velho só vê passado
esquece até do presente,
vê o futuro mal amado
e...demasiadamente.

7-O velho pensa em si mesmo
nada divide, e nem doa
relembra e guarda mágoa,
e mais: nem sempre perdoa.

8-O velho pensa em ousar
mas quando antevê o preço,
desiste até de comprar...
esquece até de um apreço.

9-O velho não sabe amar
carregando o preconceito,
perde a chance de se dar
e fica “daquele jeito”...

10-O velho não quer ter risco,
quer ver se vai “compensar”
perto de um velho...nem pisco,
bom mesmo é distanciar.

11-O velho vive cansado
e espera que o dasalento
deixe-o contrariado
depois diz:-Já não agüento.

12-O velho não quer lutar...
O velho pensa em morrer...
Não quer mais laços atar...
De “viver” não quer saber.

13-Se o velho estiver doente
tudo muda e tudo aquece:
-Se um carinho permanente
ao “carente”...se oferece.

14-É preciso paciência,
é preciso compreensão,
se o velho usa a carência
só pra chamar a atenção.

15-Só sei dizer que com o IDOSO
aprendo muitas lições:
pois, sempre alegre e bondoso,
ultrapassa decepções.

16-O idoso é bom companheiro
conta casos atuais,
noticia o mundo inteiro
com experiências vitais.

Portanto...
NÃO SEJA VELHO,
MAS SEJA IDOSO.

Belo Horizonte, 27 de fevereiro de 2004.

Aos idoso PARABÉNS
Da: Presidenta do Clube Brasileiro
da Língua Portuguesa, Cônsul-Z-NO
dos Poetas del Mundo - em Belo Horizonte, MG-Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário