quarta-feira, 12 de outubro de 2016

CÂMERASETE-Casa da Fotografia de MG-Congonhas -Minas Gerais-De 14 de setembro a 5 de novembro de 2016



O JUBILEU DO SANTUÁRIO DE CONGONHAS-MINAS GERAIS

A CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais recebe, de 14 de setembro a 5 de novembro, as exposições O Jubileu do Santuário, do francês Marcel Gautherot e Borda, primeira exposição individual da mineira Anna Paola Guerra.
O recorte do tradicional festival de fotografia Foto em Pauta, que acontece em Tiradentes, traz para a capital mineira 75 fotografias, um vídeo e uma instalação. A curadoria é do organizador do evento Eugênio Sávio, que também é curador da mostra O Jubileu do Santuário, ao lado de Cristiano Mascaro. Já a exposição Borda, tem curadoria de João Castilho.
Com um intercâmbio de diferentes estilos, a Fundação Clóvis Salgado busca proporcionar ao público uma visão ampla do fazer fotográfico com este recorte que reúne representantes de momentos distintos da arte fotográfica. Gautherot, reconhecido por sua sofisticação, e Anna Paola Guerra, considerada uma revelação do meio pelo uso singular do minimalismo.

-O Jubileu do Santuário

Uma seleção de imagens da festa Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a maior comemoração religiosa da cidade de Congonhas, compõem a exposição que chega à CâmeraSete. Os registros, feitos entre 1940 e 1950, revelam nuances de um dos momentos religiosos mais representativos para a cidade. A festa reúne, anualmente, milhares de romeiros e comerciantes, que vão agradecer ou implorar graças ao Senhor Bom Jesus.
Com formação em arquitetura de interiores, o franco-brasileiro nasceu na França, mas escolheu viver no Brasil, onde morreu. Apesar de ser pouco conhecido do público, é bastante reconhecido no universo fotográfico, principalmente por suas contribuições para a relação fotografia/arquitetura. Se destacou ainda por retratar cenários variados, incluindo a paisagem humana e a natureza de diversas regiões do país.
-

 Borda

Com um trabalho minimalista voltado para a sutileza de objetos cotidianos, Anna Paola Guerra direciona o olhar para tudo aquilo que passa despercebido no dia a dia. Borda é a primeira exposição individual da artista que reúne 36 obras expostas em Tiradentes e outras nove escolhidas especialmente para a CâmaraSete, além de um vídeo.
A proposta é fotografar esses objetos quase insignificantes sobre uma nova ótica, colocando-os como protagonistas e, assim, revertendo a ordem das coisas, desacelerando momentos normalmente ignorados pelo espectador. As imagens são fruto de uma pesquisa permanente da fotógrafa, esculturas involuntárias e intervenções casuais que, muitas vezes, se baseiam em contrastes.

Foto em Pauta
Pelo segundo ano consecutivo o Foto em Pauta, evento que destaca as figuras mais relevantes da produção fotográfica brasileira, chega à CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. Sávio comemora a proposta do espaço e ressalta a importante contribuição dada pela FCS ao receber artistas em ascensão, uma das possibilidades dadas pelo novo posicionamento da Casa, em favor da arte fotográfica.

Evento
Foto em Pauta
Data
De 14 de Setembro, Quarta a 05 de Novembro, Sábado
Horário
De terça a sábado das 9h30 às 21h

Local
CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais
Informações para o público
(31) 3236-7400

-




 FONTE
 http://fcs.mg.gov.br/programacao/foto-em-pauta/







-



Nenhum comentário:

Postar um comentário