terça-feira, 23 de maio de 2017

César Vanucci -Presidente da AMULMIG-Palestrante dia 23-05-2017




CONVITE
ACADEMIA MUNICIPALISTA DE LETRAS-BELO HORIZONTE

ASSUNTO >
Convite para palestra no dia 23 de maio, na AMULMIG.


Conto com o prestigio de sua presença na palestra que vou proferir, terça-feira, dia 23 (vinte e três) de maio, às 15 horas (três horas da tarde), na AMULMIG, sobre o tema "O idioma como instrumento de integração nacional".
Abraço cordial, 
Cesar Vanucci

(Amulmig: Rua Agripa de Vasconcelos, 81 - alto das Mangabeiras, próximo à praça do Papa)


-





http://www.uai.com.br/app/noticia/e-mais/2015/09/16/noticia-e-mais,171819/jornalista-cesar-vanucci-autografa-seu-novo-livro-em-bh.shtml

-





RECORDANDO:

César Vanucci-biografia

O jornalista Cesar Vanucci assume na próxima terça-feira, dia 19, o cargo de Presidente da tradicional Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais. A solenidade de posse está prevista, na data mencionada, para as 16 (dezesseis) horas, na sede da Amulmig, Rua Agripa de Vasconcelos, 81, Alto das Mangabeiras, próximo à praça do Papa, devendo reunir numerosos representantes de órgãos culturais e autoridades.

Vanucci foi indicado pela unanimidade dos integrantes da instituição presentes à assembleia especialmente convocada para escolha da diretoria que regerá os destinos da Amulmig no biênio 2016/2018. Atuando há décadas na área cultural, Vanucci é fundador da Academia de Letras do Triangulo Mineiro e foi Superintendente Geral do Sistema Fiemg por quase quarenta anos. Idealizou e coordenou a famosa “Ação Global”, sendo fundador da Casfam – Fundo de Pensão dos Funcionários do Sistema Fiemg. Presidiu a Utramig – Universidade do Trabalho de Minas Gerais, foi Secretário de Abastecimento e Ouvidor Geral da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Assessorou, na vice-Presidência da República e no Senado Federal, o saudoso José Alencar Gomes da Silva. É cidadão honorário de treze municípios, inclusive Belo Horizonte. Sua produção cultural compreende vários livros, centenas de palestras, atuação como professor de nível universitário e nível médio. É colaborador permanente de vários jornais e revistas há mais de meio século.



---------------------------*------------------------

2-César Vanucci 2

Cesar Vanucci nasceu em Pouso Alegre (MG). 
Em Uberaba, ainda como estudante secundarista, revelou-se participativo, dinâmico e cheio de iniciativas. 
Foi um dos fundadores e presidentes da União Estudantil Uberabense (U.E.U.) e um dos organizadores e presidente dcs três Festivais Universitários de Arte realizados em Uberaba, na década de 1950. Além disso, promoveu, participou e incentivou movimentos religiosos, culturais e classistas. 
Prestou colaboração na Biblioteca Pública Municipal de Uberaba, auxiliando a bibliotecária, jornalista e escritora Iná de Sousa, na década de 1950.
Foi repórter de O Triângulo, redator da Rádio Difusora e do Diário do Triângulo e editor-chefe do Correio Católico. 
Lecionou jornalismo na FISTA e foi um dos fundadores, diretor e professor do Colégio São Judas Tadeu, atual colégio Rubem Alves. 
Em Belo Horizonte, para onde se transferiu em 1966, ocupou inúmeros cargos, entre eles Superintendente Geral da FIEMG e diretor da Rede Minas de Televisão. Criou, como diretor do SESI, o famoso programa "Ação Global". 
Foi titular da Secretaria Municipal de Abastecimento e da Ouvidoria Geral de Belo Horizonte (2006-2009). 
Colabora com treze jornais. É cidadão honorário de onze municípios. 
É membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Cadeira nº 9, sendo um de seus fundadores; da Academia Mineira de Leonismo e da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais.

Paolinelli, Sônia Maria Rezende. Coletânea Biográfica de Escritores Uberabenses. Uberaba (MG): Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães”, 2009. 58 p
Fonte:


https://www.facebook.com/UberabaemFotos/photos/a.428617477227426.1073741826.421925791229928/877647175657785/?type=1&theater
-//-


LÍNGUA PORTUGUESA.
Soneto Decassílabo Heroico Nº 839

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

A Língua Portu(gue)sa de Ca(mões),
Machado de Assis-(Gê)nios do sa(ber)
inteira luz gi(gan)te entre as na(ções)
conduz valor can(tan)te em cada (Ser.)

Impõe respeito, (gló)rias nas li(ções)!
Linguagem pura (cum)pre seu de(ver),
razão perfeita im(pe)de os arra(nhões),
palavra forte, i(ma)gem de po(der).

No linguajar que (fi)no trato al(can)ça
na mente mostra (fúl)gidos le(trei)ros,
reparte a bela (Flor) do Lácio-he(ran)ça.

Sonora e rica (bri)lha pelo (mun)do
e tem na escrita (bra)dos alta(nei)ros:
- Tesouro raro (tem) valor pro(fun)do

-


Nenhum comentário:

Postar um comentário