quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Agraciados dia 19-nov-2017 com TROFÉU GUIMARÃES ROSA na Cidade Nova-Praça Guimarães Rosa-BH


Agraciados dia 19-nov-2017 com TROFÉU GUIMARÃES ROSA
 na Cidade Nova-Praça Guimarães Rosa-BH



-

TROFÉU CAPITÃO-MÉDICO JOÃO GUIMARÃES ROSA
A Resolução 001/ALJGR, de 20 de junho de 2017, instituiu o Troféu Capitão-Médico João Guimarães Rosa, “destinado a agraciar, anualmente, em 19 de novembro, pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado, efetivamente, na preservação da memória e culto à obra do Patrono-Príncipe da ALJGR/PMMG.”
Estatuto da ALJGR: “Art. 7º - O eminente escritor João Guimarães Rosa é intitulado Patrono-Príncipe da Academia e ornamenta sua cadeira número um. Parágrafo único – A Academia cultuará, permanentemente, a memória de seu Patrono-Príncipe, enfatizando sua carreira como Capitão-Médico da Força Pública Mineira e toda sua obra literária e humana.”

Agraciados em 19Nov17

1.                 Cel. HELBERT FIGUEIRÓ DE LOURDES, Cmt.  Geral da PMMG. É o Presidente-de-Honra da ALJGR. Desde a primeira hora, vem apoiando todas as atividades culturais da Academia. Apoiou e participou ativamente da XXIX Semana Rosiana, em Cordisburgo. Pela primeira vez, naquela cidade, a Orquestra Sinfônica da PMMG apresentou-se, e ocorreu um desfile de Cadetes da Academia de Polícia Militar. ,

2.                 ALEXANDRE KALIL, Prefeito de Belo Horizonte. Político de espírito aberto, voltado ao esporte e à cultura, recebeu com entusiasmo as  Diretorias  da ALJGR e Academia Cordisburguense de Letras, ao lado de seus principais assessores. Ouviu e encampou nosso plano de revitalizar a Praça Guimarães Rosa/Cidade Nova para inauguração da Estátua do ícone da literatura nacional, consagrando o 19Nov para a reverência anual. Como lhe é peculiar, prometeu e cumpriu.

3.                 PEDRO BERNARDES DE OLIVEIRA, Desembargador do Tribunal de Justiça. Jurista ligado à cultura, membro da Academia Cordisburguense de Letras, e morador da Cidade Nova, alentava, de há muito, que a Praça Guimarães Rosa fosse revitalizada como local de reverência permanente ao inesquecível  escritor mineiro. Foi um Ponta-de-Vanguarda das aspirações da ALJGR/PMMG, ao lado da qual esteve em todos os instantes.

4.                 RAIMUNDO ALVES DE JESUS, Presidente da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa. É um paladino da memória e obra de Guimarães Rosa. Promove anualmente a Semana Rosiana, evento cultural de repercussão nacional que enaltece e pereniza a memória do filho de Cordisburgo. Aliou-se à ALJGR na revitalização da Praça Guimarães Rosa, apoiando decisivamente.

5.                 VILMA GUIMARÃES ROSA, filha do saudoso homenageado. Escritora de grandes dotes, representa a guardiã inexpugnável da memória se seu genitor. Diante de sua magnitude, é dispensável qualquer comentário.

6.                 ALBERTO CARLOS DE FREITAS RAMOS, empresário mineiro, radicado em Belo Horizonte e Cordisburgo. Homem simples e simpatia irradiante, é espírito aberto à cultura, seara na qual sempre deixou sua participação construtiva. Cultor de Guimarães Rosa. Esta abertura propiciou-nos seu engajamento nos elevados custos da obra desenvolvida pelo escultor Tazico.

7.                 Cel. EDVALDO PICCININI TEIXEIRA, Presidente da entidade mantenedora da ALJGR, o COPM, e Deputado Estadual. Não fora seu permanente incentivo e amor aos ideais de Guimarães Rosa, não teríamos chegado a esta apoteose.

8.                 Professor LUIZ OTÁVIO SAVASSI ROCHA é considerado,  nos meios acadêmicos e universitários,   o conhecedor profundo da obra de Guimarães Rosa.  Estuda, interpreta e transmite – mantendo sempre viva a memória e mensagem substanciosa que nos foi legada.

9.                 ACADEMIA FAMILIAR DE LETRAS GUIMARÃES ROSA – AFAL. As duas famílias – Guimarães e Rosa – berço do grande escritor pátrio, são tradicionais em Minas. Reuniram-se numa entidade de letras, onde cultuam o valoroso parente e apoiam todas as promoções que visam tal desiderato. Seu atual Presidente: Evandro Guimarães de Paula.

10.              FRANCISCO GUIMARÃES MOREIRA FILHO – O Criolo. Esse personagem de 82 anos nos leva ao distante 1952. Francisco, filho de Chico Moreira, participou, aos 17 anos, da marcha boiadeira, de Três Marias a Araçaí, ao lado de Manuelzão, Zito, Elvis Carlos, Bindoia, Tião Leite, Santana, Pedro Baiano...  No centro da expedição, durante 10 dias, auscultando e dialogando: João Guimarães Rosa. Francisco Filho é o remanescente vivo que vem perpetuando a memória do companheiro que ele tanto respeitava e admirava.  


Cel. Edvaldo Piccinini Teixeira-COPM
-


                                                     Prefeito ALEXANDRE KALIL
-

Francisco Guimarães Moreira Filho

-



VILMA GUIMARÃES ROSA REEVES
-



Cmt Geral Helbert Figueiró de Lourdes-PMMG
-



Prof. Luiz Otávio Savassi Rocha
-



Raimundo Alves de Jesus
-


DESEMBARGADOR PEDRO BERNARDES
-


                                                                  TROFÉU-AFAL
-



ALBERTO CARLOS DE FREITAS RAMOS
-


-
-

CINQUENTA ANOS SEM GUIMARÃES ROSA
-
Noneto-Poético-Teatral Nº 79-Soneto nº 6.573
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil (*)
-
Guimarães Rosa, em Minas viu crescer
em Cordisburgo, chama de intuição,
berço-natal, que todos podem ver
desde o Portal e ouvir real lição.
-
Cinquentenária ausência faz-nos crer:
Médico-Chefe quis ter firme ação.
Condecorado ao pódio, por vencer;
em prosa eleva histórias do Sertão.
-
Oficial serviu na Força Pública;
deixou memória em Obra, com patente;
mostrou cenário que a verdade explica.
-
No firmamento, os homens podem vê-la:
-É o voluntário que se faz presente-
Guimarães Rosa pisca em linda Estrela.
-
Belo Horizonte, 28 de agosto de 2017.
http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6097289

-
(*)Soneto-Clássico-sáfico- heroico; com sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª; e 10ª sílabas - Rimas: ABAB, ABAB, CDC, EDE; Noneto com 9 solos: jogral-teatral-toante-cantante-poético: CORO:Rimas: AACEE-somente uma voz com apenas 5 instrumentos musicais . SOLOS: Rimas: BAB-BAB-DC-D-9 vozes acompanhadas por solos de instrumentos musicais. (Noneto musical criado por Villa Lobos). (Noneto poético recriado por Silvia Araújo Motta). Mensagem conclusiva no 14º Verso( Último do segundo terceto).
-

https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2017/11/agraciados-dia-19-nov-2017-com-trofeu.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário